Pfizer recebe registro definitivo para uso de vacina contra Covid-19 no Brasil, informa Anvisa

Vale lembrar, no entanto, que o Brasil ainda não possui doses da vacina da Pfizer garantidas para uso no Programa Nacional de Imunização (PNI)

Allan Gavioli

Logotipo da Pfizer (Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta terça-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que concedeu o status de registro definitivo para a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech.

Em comunicado assinado pelo diretor-presidente da instituição, o almirante Antônio Barra Torres, a agência afirmou que a vacina da Pfizer teve a segurança, qualidade e eficácia “aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa”. A agência havia recebido o pedido para registro definitivo da vacina no último dia 6 de fevereiro.

Vale lembrar, no entanto, que o Brasil ainda não possui doses da vacina da Pfizer garantidas para uso por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O país usa por enquanto as vacinas CoronaVac (produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac) e Oxford/Astrazeneca (produzida pela universidade e farmacêutica britânicas, em parceria local com a Fundação Oswaldo Cruz, ou Fiocruz). As duas receberam a aprovação da Anvisa para uso emergencial, não para registro definitivo.

Confira abaixo a nota, na íntegra, da Anvisa sobre o registro definitivo da vacina da Pfizer:

“Informe à população brasileira:

Continua depois da publicidade

Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.

Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas. Esse é o nosso compromisso.”

Diretor-presidente, Antônio Barra Torres

Entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com 7 (sete) locais de fabricação certificados, refletindo a dedicação, planejamento e compromisso da Agência com o combate a pandemia. O registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão. Diretora Meiruze Freitas”

Segundo pedido, primeira aprovação

Esse é o segundo segundo pedido recebido pela Anvisa. O primeiro foi o pedido da vacina de Oxford, apresentado no dia 29 de janeiro deste ano. Entretanto, o pedido da Pfizer foi o primeiro a ser aceito.

Segundo a agência já explicou anteriormente, o registro definitivo de um imunizante é o “sinal verde” para que a vacina seja comercializada, distribuída e utilizada pela população nos termos indicados por sua bula. “O registro é a avaliação completa, com dados mais robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, bem como do plano de mitigação dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento”, explicou a agência em nota anteriormente.

O InfoMoney vai premiar, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os gestores de fundos de ações, multimercados, renda fixa e de fundos imobiliários que conseguiram entregar aos investidores retornos com consistência nos últimos três anos.

Para participar do evento, conferir os vencedores, ser avisado sobre a agenda e receber posteriormente um compilado com as melhores recomendações de investimento debatidas nos painéis, deixe seu e-mail abaixo:

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.