Após Bitcoin, mercado aposta em ETF de Ethereum – e criptomoeda dispara

Traders apostam que um ETF à vista de Ethereum é o próximo a ser liberado nos EUA

Bloomberg

Publicidade

O Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do mercado, emergiu como um dos maiores beneficiários da decisão dos reguladores dos EUA de aprovar os primeiros fundos de índice (ETFs) à vista do país.

O Ether subiu 11%, para US$ 2.645, na manhã de quinta-feira (11), a maior alta em quase dois anos, enquanto o Bitcoin (BTC) valorizou apenas 5%, para US$ 47.200, após um salto de mais de 160% no ano passado.

A disparidade sugere que os traders estão apostando que os ETFs que investem diretamente no Ether são os próximos na fila para obter luz verde da SEC, equivalente à Comissão de Valores Mobiliários nos EUA, e que o token ainda não reflete essa perspectiva.

Oferta Exclusiva

CDB 150% do CDI

Invista no CDB 150% do CDI da XP e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em contraste, o Bitcoin já registrou um aumento antes da aprovação dos ETFs que investem diretamente no maior ativo digital. Isso levou à especulação de que o rali pode estar quase esgotado por enquanto.

“Com o tamanho, a liquidez e os futuros de Ether existentes no CME [bolsa] , ele tem os atributos, usando o agora bem-sucedido modelo do Bitcoin, que tornam viável um ETF físico dos EUA”, disse Richard Galvin, cofundador da gestora de criptoativos DACM, com sede em Sydney.

Staking de ETF

Ether é o token do Ethereum, o ecossistema mais importante do setor cripto, comercialmente falando. Os investidores podem ganhar recompensas quando mantêm suas criptos na blockchain do projeto, ajudando no funcionamento da tecnologia, em um processo chamado staking.

Continua depois da publicidade

Aproveitar esse pagamento é tecnicamente complicado, mas os ETFs de Ethereum poderiam fazer “stake” de suas participações, o que poderia aumentar o apelo de tais produtos para os investidores, disse Galvin. O staking de Ether atualmente paga o equivalente a 4,3% anualmente na forma de mais moedas.

O entusiasmo sobre os ETFs de Bitcoin contribuiu para que o Ether tivesse um desempenho inferior ao de seu maior rival em 2023. No início desta semana, a proporção do preço do Ether em relação ao Bitcoin estava no nível mais baixo desde 2021. Desde então, a proporção aumentou, graças ao recente aumento do Ether.

Laurence Smith, estrategista sênior da Consensys, escreveu em uma nota que a luz verde da SEC para fundos de Bitcoin “é provavelmente apenas a primeira aprovação de ETF de ativos digitais – esperamos que um ETF de Ether seja o próximo”.

A SEC autorizou na quarta-feira (10) os primeiros ETFs de Bitcoin à vista de pesos-pesados da gestão de ativos, como BlackRock, Invesco e Fidelity, bem como produtos de concorrentes menores, como Valkyrie, que começaram a ser negociados hoje.

BlackRock, VanEck, Invesco e 21Shares estão entre as empresas que pretendem lançar ETFs spot de Ether.

© 2024 Bloomberg L.P.