Ganhos limitados à frente

Animado com as vacinas, nem tanto com os preços: a visão de André Jakurski para os mercados em 2021

Quando estão todos confiantes, fica bem mais difícil achar ativos em níveis atrativos, afirmou o fundador da JGP durante live da Spiti

SÃO PAULO – O início da distribuição das vacinas contra o coronavírus tem causado grande expectativa na população mundo afora sobre quando finalmente poderá voltar a levar uma vida um pouco mais normal.

Essa espera inglória ganha ares ainda mais dramáticos entre aqueles que fazem parte do grupo de risco, caso de André Jakurski, sócio fundador da gestora JGP, que está na casa dos 70 anos.

Durante live realizada na noite de quarta-feira (13) pela casa de análise Spiti, um dos fundadores do Banco Pactual disse estar mais animado com as perspectivas que se desenham para a sociedade e para a economia do que estava seis meses atrás, já que, a cada dia que passa, a imunização fica um pouco mais próxima.

A rotina pré-pandemia prometida pela dose dupla da vacina para os próximos meses não se reflete, contudo, em uma mesma animação com o desempenho nos preços dos ativos.

Conhecido por se antecipar aos eventos, o mercado financeiro já embutiu nos preços a melhora esperada para 2021 por conta da vacinação, e não há mais tanto o que subir frente aos patamares atuais, na avaliação do experiente gestor.

“Estou menos positivo em relação à possibilidade de grandes avanços no mercado”, comentou Jakurski. O momento de encontrar ativos baratos, prosseguiu, é quando o sentimento de desespero prevalece entre os agentes econômicos. Já na hora em que estão todos confiantes, como é o caso agora, fica bem mais difícil achar as pechinchas, observou o especialista.

Além disso, a migração do dinheiro da renda fixa para ativos de maior risco, embora ainda esteja longe do fim, não deve ser na mesma intensidade em comparação à observada no passado recente, no entendimento do gestor.

“Não tem tanto dinheiro vindo para mercado para fazer os ativos subirem”, pontuou. “O pessoal está com a lata cheia”, emendou o carioca, que entende que a performance dos ativos domésticos deve ter uma dependência maior do fluxo estrangeiro do que em 2020.

Modinha da vez

PUBLICIDADE

Um dos segredos para se ter sucesso com os investimentos, disse Jakurski, é estar atento 24 horas por dia para identificar as reversões e o surgimento de novas tendências assim que esses movimentos têm início.

Tentar se antecipar aos ciclos do mercado, no entanto, ainda que possa resultar em ganhos bastante expressivos, pode também gerar perdas desastrosas, alertou. “O cemitério está cheio de trader que tentou descobrir a virada.”

Leia também:
“O ambiente é bom e é para estar no risco”: entenda por que a SPX está tão otimista com 2021

Os temas da moda ente os investidores agora, assinalou Jakurski, dizem respeito ao investimento em setores cíclicos de mercados emergentes, em detrimento às empresas de tecnologia que podem sofrer com um governo de maioria democrata nos Estados Unidos, e a um dólar fraco.

“Essas modas mudam, daqui a pouco vai ter outra, mas não sei qual vai ser, é muito difícil acertar a priori.”

De toda forma, entre as possíveis candidatas, ele citou as empresas de turismo, que, em um horizonte de 12 meses, entende que podem estar em um ritmo de suas operações bem acima do observado atualmente, principalmente no caso dos mercados desenvolvidos.

Além de estar atento aos grandes movimentos macroeconômicos do mercado, o gestor da JGP destacou também a importância de apostar em teses que dependem muito mais de fatores micro de determinada empresa do que do cenário global.

A Oi é um exemplo, cuja ação o gestor já tem carregado no portfólio dos fundos há bastante tempo. Embora esperasse por uma reestruturação mais rápida da empresa de telecom, Jakurski afirmou que vê as medidas que têm sido adotadas pela diretoria na direção correta. “Parece que tem mais upside, então eu continuo lá.”

PUBLICIDADE

Quer fazer da Bolsa sua nova fonte de renda em 2021? Série gratuita do InfoMoney mostra o passo a passo para se tornar um Full Trader – clique para assistir!