Amendoim, Coca-Cola e altas dosagens de paciência: obrigado, Charlie Munger

Sábio, dono de um humor cativante, entusiasta do aprendizado contínuo e muito mais do que ‘apenas’ principal sócio de Warren Buffett

Lucas Collazo

Publicidade

Caros(as) leitores(as),

No dia 28 de novembro de 2023, recebemos a triste notícia do falecimento de Charlie Munger, aos 99 anos de idade. Talvez nem todos vocês sejam familiarizados com ele e sua representatividade para o mercado financeiro e para o mundo.

Munger não era apenas o principal sócio de Warren Buffett em sua empresa de investimentos, a Berkshire Hathaway, mas também era seu melhor amigo. Teve um papel fundamental para tornar Buffett uma das pessoas mais ricas do mundo e o investidor de maior sucesso até aqui.

Oferta Exclusiva

CDB 150% do CDI

Invista no CDB 150% do CDI da XP e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao longo de seis décadas, mantiveram uma parceria incrivelmente eficiente e conquistaram resultados sem precedentes.  Buffett diz que foi de Munger a ideia de adotar a estratégia de sempre investir em empresas de alta qualidade com preços justos, como por exemplo a compra da Seas Candies em 1972, e a aquisição de uma expressiva participação na Coca-Cola nos anos 80, investimentos esses que se provaram extremamente lucrativos.

Antes de se unir à Berkshire Hathaway, Munger teve a sua própria firma de investimentos e teve uma carreira de sucesso como advogado. A parceria Munger-Buffett começou em 1959, quando ele abandonou a advocacia para seguir o caminho dos investimentos.

Trouxe consigo um histórico de sucesso com seu próprio fundo antes de oficialmente integrar-se à Berkshire em 1978. Seu estilo pragmático impressionou Buffett e contribuiu imensamente para o crescimento da Berkshire Hathaway. Charlie Munger também foi presidente da Wesco Financial e do Daily Journal.

Continua depois da publicidade

Conhecido por seu humor cativante e pela forma direta com que falava nas reuniões de acionistas. Sua sabedoria ultrapassava o seu sucesso como investidor, e sempre enfatizou a importância do aprendizado contínuo.

Para mim, sua influência foi muito importante, especialmente para dois aspectos específicos. Assim como Buffett, Munger sempre foi vocal sobre o tempo no mercado.

Enquanto a maior parte de nós surta ou vibra com notícias de curto prazo do noticiário, a paciência e a curadoria das informações sempre foram os fortes dessa dupla. Focar no que é fundamental, distanciar-se de discussões de horizontes curtos, ruídos.

O ato de investir é como um esporte, o fator mente é o mais relevante. Fazer um bom dever de casa não será suficiente se você não controlar suas emoções e focar na sua filosofia de investimento.

Recordar isso nesse momento é mais importante do que nunca. Os próximos anos serão cada vez mais complexos, em cenários que não vivemos no passado e com a necessidade de uma seleção de ativos cada vez mais criteriosa na hora da alocação de capital. Porém, para que isso seja feito de maneira eficiente, a paciência será um divisor de águas. Por fim, uma das frases de Munger casa diretamente com meu propósito:

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer é ajudar outra pessoa a saber mais

Estou há quase 7 anos no mercado financeiro, fui assessor de investimentos de diversos tipos de famílias e empresas, passei anos lindos no time de análise onde escrevi incontáveis relatórios, gravei inúmeros vídeos, participei de centenas de lives, prescrevi recomendações de investimento, estive no time da carteira de ações mais rentável da época. Hoje sou apresentador do maior podcast do mercado financeiro, o Stock Pickers, que dá a oportunidade para qualquer um acessar conversas de alto nível sobre cenário e ativos financeiros.

Ou seja, eu dedico a minha vida a produzir aquilo que, de alguma forma, ajuda outras pessoas a saberem mais. Pretendo seguir nesse caminho até o fim dos meus dias, assim como ídolos como Charlie Munger fizeram.

Aqui deixo minha homenagem.

Lucas Collazo

Host e conselheiro no fundo do Stock Pickers | Especialista em alocação e fundos de investimento no InfoMoney