Multimercados

Adam: fundos têm perdas em novembro, em meio à aposta contra a Bolsa americana

Gestora de Márcio Appel mantém visão de desaceleração da economia global; principal fundo perde do CDI em 2019

(Shutterstock)

SÃO PAULO – O novo mês de fortalecimento do dólar, que subiu 5,5% em relação ao real em novembro, não foi significativo o suficiente para garantir à Adam Capital um retorno positivo em seus fundos. Apesar de o livro de moedas ter apresentado uma boa performance, em função da posição comprada na moeda americana contra uma cesta de moedas, a gestora informou que a posição vendida (aposta na queda) no índice americano S&P 500, que teve alta de 3,4% no mês, pesou contra a trajetória das estratégias.

Como resultado, o principal fundo da gestora, o multimercado Macro, teve perda de 0,20% em novembro, ante um CDI de 0,38%. No ano, o fundo também perde do referencial, com valorização de 4,97%, ante um CDI de 5,56%.

Da mesma forma, os fundos Advanced e Strategy registraram perdas de 0,75% e 0,09%, no mês passado, respectivamente.

Leia também:
Credit vê dólar até R$ 4,35, mas aponta um fator que pode reverter cenário; JP aposta em recuperação do real
• AllianceBernstein: Gestora está otimista com Brasil, mas considera o mercado caro

Apesar da queda, a gestora de Márcio Appel mantém a aposta na desaceleração da economia global, atenta a dados macroeconômicos como indicadores antecedentes, em investimentos corporativos “deprimidos” nos Estados Unidos e na queda do lucro por ação do S&P 500.

“Reiteramos nossa visão que o mercado, principalmente de renda variável nos Estados Unidos, apresenta nível elevado de complacência para o cenário de economia global em fase tardia do ciclo econômico. Compreendemos que o excesso de liquidez promovido pelos bancos centrais tem contribuído para a continuidade desse processo, mas também entendemos que o efeito marginal desses estímulos é declinante conforme atingimos juros negativos na Europa e elevado déficit fiscal nos Estados Unidos”, destacou a Adam, em relatório referente a novembro.

Invista nos melhores fundos de investimento do mercado: abra uma conta gratuita na XP