As 7 lições que você precisa saber antes de escolher um fundo de ações

Thiago Salomão explica o que levar em consideração na hora de escolher um fundo de ações 

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Conhecer e acompanhar as empresas nas quais investe – ou pretende investir – é uma das principais tarefas do investidor de ações. No entanto, nem todos os investidores têm disposição ou tempo para se dedicar dessa forma às suas aplicações. Uma opção para quem não dispõe de tempo e conhecimento para montar sua própria carteira são os fundos de ações.

No “Bê-a-Bá da Bolsa”desta quarta-feira (22), Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney e analista responsável pela Carteira Recomendada InfoMoney, apresentará um “passo a passo” de como escolher um fundo de ações. Esse guia foi montado junto com Mario Avelar, gestor da Avant Garde Capital e professor do curso “Aprenda a Investir em Fundos e Previdência”

As 7 lições que você deve seguir antes de escolher um fundo serão detalhados no programa desta quarta-feira (22), que será transmitido ao vivo a partir das 10h45 (horário de Brasília) na InfoMoneyTV.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja os 7 passos que você deve seguir antes de escolher um fundo de ações:

1 – Evite a comodidade

“Não é porque você tem uma conta em um banco específico que precisa investir por ele. Fundos de gestores independentes podem trazer retornos bem mais interessantes e buscar plataformas abertas de investimentos lhe proporcionará escolher a melhor opção de investimento”.

Continua depois da publicidade

2 – Rentabilidade histórica é fundamental

“Rentabilidade passada não é garantia de rendimento futuro. Contudo, ter um histórico longo ajuda a entender o comportamento do fundo em diversos momentos da economia. Busque fundos que tiveram uma boa rentabilidade tanto em momentos bons quanto ruins da bolsa”.

3 – Observe a volatilidade do fundo

“Quanto mais volátil for o fundo, mais estômago o investidor precisa ter para aguentar as oscilações. Tenha isso em mente, pois fundos com performances muito acima da média estão expostos a apresentar retornos bem abaixo da média em momentos desfavoráveis”.

 4 – Mensure o risco pelo tamanho
Conforme explica Mario Avelar, gestor da Avant Garde Capital, é preciso “Não é porque dois fundos investem na mesma ação que os riscos são semelhantes. Alguns correm mais risco que o Ibovespa e outros menos”, explica Mario Avelar, gestor da Avant Garde Capital. Uma forma interessante de montar uma carteira diversificada é ponderar a participação destes fundos mais arriscados pelo capital total aplicado – quanto maior o risco de um fundo, menor será a participação dele na sua carteira global de investimentos.

5 – Conheça o fundo antes de investir

Mario Avelar, gestor da Avant Garde Capital, destaca que – antes mesmo de pesquisar as taxas cobradas – é importante buscar referências sobre o gestor do fundo. “O fundo é muito mais que uma lâmina. Visite a gestora na cidade, conheça a equipe de gestão. Dessa forma o investidor consegue entender o perfil do fundo”, acrescenta Salomão.

6 – Confira as taxas
Aqui entram as taxas de administração e de performance. O gestor da Avant Garde Capital explica que o padrão cobrado pelo mercado são 2% ao ano de taxa de administração e mais 20% sobre a performance do fundo que exceder o “benchmark” escolhido como meta. “Um patamar muito fora disso precisas ser olhado com atenção. Se um fundo que cobrar muito mais que 2% de taxa de administração, tem que acender uma luz amarela na sua análise”, diz Avelar.

O gestor destaca que essas taxas médias são cobradas por fundos com gestão ativa, ou seja, aqueles em que o gestor busca a geração de valor além do índice de referência do mercado. “Na gestão ativa ele ignora o Ibovespa e vai atrás de empresas que tenham algum valor escondido. Esse tipo de fundo é interessante, já um passivo [que apenas remonta o Ibovespa] não indico para o investidor. Aí é melhor ele comprar uma ETF, com uma taxa de administração mais barata”, orienta Avelar.

7 – Sempre acompanhe os comunicados dos fundos

Depois de comprar uma cota do fundo, é importante seguir acompanhando o desempenho e as cartas divulgadas. Alguns gestores fazem até teleconferências.

Salomão, que também é professor do curso “Como Montar uma Carteira de Ações Vencedora” explica detalhadamente os processos para escolha de um fundo de ações no programa desta semana e responde perguntas de leitores enviadas por e-mail (duvidaimtv@infomoney.com.br) e pelo Facebook.

O programa vai ao ar ao vivo todas as quartas-feiras a partir das 10h45 (horário de Brasília), com apresentação de Weruska Goeking, repórter do InfoMoney. A transmissão é feita na página do Facebook do InfoMoney e na InfoMoney TV.