Confira 4 dicas para melhorar o rendimento das suas aplicações

Seguir passos básicos pode ser diferença entre sucesso e fracasso de um portfólio

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Os investidores estão constantemente buscando melhorar seu portfólio, aumentando os lucros e diminuindo o risco e a volatilidade. Reunidos em artigo do site Investopedia, estão quatro passos simples para ajudar a aumentar o desempenho de uma carteira de investimentos.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

Definir a alocação de ativos
O percentual que um investidor coloca em diferentes classes de ativos, tais como títulos de renda fixa ou ações, é atribuído em função da tolerância a risco, sua estabilidade financeira e por quanto tempo ele está disposto a esperar pelo retorno.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os investidores devem determinar suas metas financeiras de longo prazo e colocar em prática um plano de investimento específico, além de identificar o nível de risco que estão confortáveis. Depois, é preciso considerar um nível mínimo de diversificação para ter proteção durante as crises inesperadas do mercado. 

Reequilíbrio contínuo
Após alocas os ativos de uma forma que eles se adaptem às suas metas e estratégia, é importante continuar ajustando a carteira de acordo com as condições de mercado e sempre que houver alguma mudança nos seus objetivos. 

Como o desempenho de cada classe de ativos varia, é natural que depois de algum tempo o percentual de alocação de cada investimento tenha mudado.  Por isso, reequilibrar a carteira para colocá-la de nos caminhos do seu “alvo” é essencial. O objetivo não é maximizar retornos, mas sim manter o nível de risco.

Continua depois da publicidade

Controle de custos
Os investidores também devem monitorar continuamente os gastos em suas carteiras. Isso inclui impostos, despesas comerciais e taxas de administração. Os gastos para pagar os honorários de um consultor também fazem parte dos custos que tiraram potenciais retornos do investidor.

Mantenha a disciplina
Ter um plano de investimento bem pensado, que inclui a alocação adequada de ativos, gestão fiscal, reequilíbrio e gestão de custos só é útil se um investidor exerce a disciplina necessária para manter a sua estratégia e plano de negociação escolhidos.
 

Os analistas descobriram que alguns dos maiores danos a uma carteira de investimento não ocorre necessariamente durante crises de mercado, mas sim quando os investidores abandonam suas estratégias de investimento de repente, tentando bater o mercado. Um dos objetivos de manter a disciplina é evitar tornar-se vítima dos movimentos do mercado e manter uma perspectiva de longo prazo.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais  

 

Leia também

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra