Fechar Ads

Entre as aplicações financeiras mais seguras, qual é a mais rentável?

Planilha mostra quando é mais vantajoso optar por LCA, LCI, letra de câmbio, CDB, Tesouro Direto, fundo DI ou caderneta de poupança
Por  João Sandrini -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

(SÃO PAULO) – Uma das perguntas mais enviadas pelos leitores do InfoMoney à redação é qual seria a aplicação de baixo risco mais rentável do Brasil: caderneta de poupança, Tesouro Direto, fundos DI, LCI, LCA, letras de câmbio ou CDB?

Ainda que com a ajuda de profissionais CFP (certified financial planner) a gente já tenha respondido esse tipo de questão algumas dezenas de vezes, é praticamente impossível esclarecer essa dúvida de uma forma única e definitiva por dois motivos:

1) a taxa de juros está sempre mudando;

2) a opção mais rentável varia de acordo com as taxas de retorno oferecidas por esses papéis em seu banco ou corretora.

Mas para ajudar os leitores a conseguir identificar os investimentos mais rentáveis sempre, eu montei uma planilha que simula quanto o investidor receberá em juros ao aplicar nas opções mais seguras do Brasil.

O interessante dessa planilha é que você só precisa informar a taxa de juros que lhe ofereceram (por exemplo, CDB que paga 120% do CDI, LCA que paga 100% do CDI, etc.) ou os custos do investimento (por exemplo, fundo DI com taxa de administração de 0,5% ao ano), além de manter a taxa de juros atualizada – você pode consultar o CDI corrente no próprio InfoMoney, no topo da homepage.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Automaticamente a planilha calculará todas as rentabilidades e mostrará qual é a opção mais interessante, já descontando o Imposto de Renda e as taxas (quando houver).

A planilha tem grande valor na hora de tomar a decisão de investimento, principalmente num cenário como o atual em que não faltam boas oportunidades na renda fixa.

Alguns exemplos de dúvidas que você não terá mais são:

1) Vale mais a pena investir em uma LCI que paga 100% do CDI (com isenção de IR) ou em um CDB que rende 118% do CDI (sem isenção de IR)?;

2) Devo investir na poupança ou em fundo DI com taxa de administração de 2%?; e

3) O que é melhor, um fundo DI com taxa de 2% ou um CDB que paga 90% do CDI? E por aí vai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A planilha é a única forma de resolver dúvidas como essas porque muitas vezes a resposta vai depender do prazo em que o dinheiro vai permanecer aplicado. Ou seja, não há resposta única e pronta sobre o melhor produto – depende da situação e dos objetivos do investidor.

Mas, na dúvida, a primeira a coisa a fazer são as contas. Clique aqui e receba gratuitamente a planilha que vai lhe ajudar a calcular a rentabilidade de qualquer produto de renda fixa de baixo risco.

Invista em renda fixa com a ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP!

Compartilhe

Mais de InfoMoney Recomenda