Day Trade e Swing Trade: entenda as operações conheça seus riscos

No day trade, as operações são abertas e fechadas no mesmo dia e o investidor precisa estar atento ao mercado em diversos momentos do pregão

Equipe InfoMoney

Publicidade

 Texto de Gustavo Nobre Tapajós, planejador financeiro pessoal com certificação CFP®(Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros. Gustavo é sócio da Ação Investimentos.

A volatilidade do mercado de renda variável nesse período de eleições vem deixando alguns investidores com a adrenalina em alta, pois as oscilações sempre são bem vindas para as pessoas que investem buscando retornos elevados em curto espaço de tempo. Normalmente, esse tipo de investidor é adepto da escola gráfica e optam por operações de curto prazo, conhecidas como Day Trade ou de prazos um pouco mais longos, conhecidas como Swing Trade, em ambas a finalidade é especulativa e a grande diferença está na duração das operações.

Na operação de Swing Trade, o investidor precisa ter um acompanhamento diário do mercado, pois se tem a necessidade de garimpar oportunidades e acompanhar as operações que estão em aberto. O tempo de permanência numa posição é em torno de 3 a 6 dias e temos uma média de 70 operações por ano, portanto, os custos são menores que as operações de day trade. Nesse tipo de estratégia, o gráfico utilizado para acompanhamento é o diário. Quando o mercado está sem tendência essa operação costuma ser bastante vencedora, porém, em mercados com tendência definida, raramente se aproveita toda a alta ou toda a baixa. Um risco a ser observado nessa estratégia é que os Stops (pontos de saída da operação) devem ser respeitados com muita disciplina. Normalmente quando chega no ponto de sair com perda da operação, o investidor não executa a ordem e fica com o papel para longo prazo, podendo ter perdas irreversíveis. Lembre-se sempre, os Stops servem para serem respeitados.

Já no day trade, as operações são abertas e fechadas no mesmo dia e o investidor precisa estar atento ao mercado em diversos momentos do pregão. O gráfico utilizado é o de minutos. Além disso, o investidor precisa ter muito conhecimento técnico e alguma experiência de mercado, pois as operações muitas vezes tem alavancagem e são muito rápidas. Um valor inicial razoável para operações de day trade é em torno de R$ 20 mil, como os custos são elevados e a meta de ganho em cada operação é em torno de 1%, não vale a pena iniciar com valores abaixo desse montante. O principal risco nessa estratégia é a alavancagem, não ter um controle de risco severo pode levar a perdas irrecuperáveis.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A grande dúvida é na escolha de qual modalidade devemos optar e sso depende muito do estilo de vida que você leva, do tempo que pode dedicar ao acompanhamento das operações e ao risco que está disposto a correr. Depende muito do seu perfil e apenas praticando você vai ter a resposta.

Bons negócios!

O texto reflete as opiniões do autor. O Infomoney não se responsabiliza pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Continua depois da publicidade

Gostou das explicações? Tem mais dúvidas sobre investimentos e planejamento financeiro? Mande um e-mail para o Gustavo: gtapajos@acaoi.com.br