“O investidor brasileiro precisa ter mais consciência”, diz especialista

Silvia Morais também é a criadora do primeiro Mapa da Educação Financeira no Brasil

Leonardo Pires Uller

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SÃO PAULO – Investir mais em educação financeira é uma necessidade no Brasil, afirma Silvia Morais, superintendente AEF (Associação de Educação Financeira do Brasil). “O investidor precisa ter mais consciência. Também é preciso investir mais em ações que conscientizem o cidadão sobre a importância de acessar informações que estão disponíveis”, afirma Silvia.

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Silvia é a responsável pela criação do primeiro mapa sobre a educação financeira no Brasil, apresentado na última terça-feira (15). No levantamento, realizado pelo AEF em parceira com a Serasa Experian, fica clara a divisão regional do acesso à educação financeira: 55% das instituições que oferecem a educação questionadas realizam suas atividades na região Sudeste, enquanto apenas 3% estão no Nordeste e 3% no Norte do país.

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Outro dado que chama a atenção no mapeamento é a quantidade de pessoas atendidas. 20% das instituições que participaram do levantamento de informações atendem mais de 10 mil pessoas por ano, sendo que 60% do público atendido pelas instiutições é exclusivamente de pessoas físicas.

As principais iniciativas para levar o conhecimento ao público estão no eixo da informação, com 64%. Dentro desse eixo, as principais inciativas estão em divulgar informações financeiras básicas, do dia-a-dia, sobre crédito, financiamentos e melhor uso do cartão de crédito.

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Sobre as oportunidades para o cenário de Educação Financeira, o mapa destaca que é necessário estimular uma maior diferenciação de público e incentivar o desenvolvimento de programas voiltados a público e locais de maior vulnerabilidade, além de fomentar correlações entre educação financeira e sustentabilidade.