5 ações com potencial para subir mais de 55% em 2014, segundo a Coinvalores

As ações das companhias Sonae Sierra, BR Malls, Ecorodovias, Contax e Forjas Taurus foram as que mais de destacaram pelo seu potencial, segundo a analise da Coinvalores

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – Cinco, entre 83 ações da Bovespa analisadas pela Coinvalores em seu relatório mensal de Análise de Mercado, tem potencial para subir mais de 55%, de acordo com o preço-alvo de 2014 calculado pela corretora.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

As ações das companhias Sonae Sierra (SSBR3), BR Malls (BRML3), Ecorodovias (ECOR3), Contax (CTAX11) e Forjas Taurus (FJTA3) foram as que mais de destacaram pelo seu potencial, segundo a analise da Coinvalores. Elas podem subir, respectivamente, 77,9%, 77,6%, 62,2%, 55,5% e 55%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Sonae Sierra
A Sonae Sierra Brasil é uma incorporadora, proprietária e operadora de Shopping Center do Brasil que atua em todas as fases do processo de construção e reforma de Shopping Centers.

De acordo com o relatório da corretora, apesar de 2013 não ter sido um ano muito bom para os papéis da companhia, que sofreram com um cenário macroeconômico desafiador e aos seus desinvestimentos, do lado operacional a companhia continua reportando bom desempenho. “Colaborou para esta performance positiva o avanço dos aluguéis nas lojas. No entanto, a companhia reportou margens comprimidas devido ao avanço nos custos e despesas, notadamente pelos maiores custos com acordos contratuais e lojas vagas nos shoppings recém-inaugurados”, afirmou.

Continua depois da publicidade

A Coinvalores ainda destaca que a empresa deverá enfrentar um cenário econômico mais nebuloso, que pode influenciar negativamente o volume vendido. “Todavia continuamos otimistas com o seu crescimento, e a citada maturação deve trazer resultados positivos, para tanto recomendamos compra para seus ativos”, completou.

O upside da Sonae Sierra em 2014, de acordo com a corretora, será de 77,9%, o maior entre as 83 empresas avaliadas.

BR Malls
A BR Malls é a maior empresa de shopping centers do Brasil, com participação em 51 shoppings. A empresa também é especializada na administração e comercialização de espaços nos shopping centers e na gestão de empreendimentos comerciais, aproveitando sua rede de relacionamentos com as principais varejistas do país, facilitando assim a comercialização de seus espaços.

Continua depois da publicidade

Segundo a corretora, os papéis da companhia estão sendo severamente penalizados, por conta do cenário de aumento da taxa de juros, desaquecimentos econômico e para piorar os movimentos “rolezinhos”, que estão provocando o fechamento antecipado dos shoppings. “No entanto, mesmo com um cenário mais desafiador, a companhia vem reportando bom desempenho operacional, que reflete praticamente todos os seus segmentos, aluguel mínimo, aluguel percentual e estacionamento, além do crescimento em Malls & Mídia e Taxa de Cessão”, explicou.

Para a Coinvalores, esta melhora advém em grande parte das expansões feitas em seus shoppings. “Além de focar no crescimento via aquisições e desenvolvimento, a companhia está empenhada na melhorar do perfil de sua dívida. Desta forma, continuamos com nosso parecer para investidores de longo prazo, mas vale resaltar que estamos atentos com sua alta alavancagem”, concluiu.

O upside da BR Malls em 2014, de acordo com a corretora, será de 77,6%, o segundo maior entre as 83 empresas avaliadas. 

Publicidade

Ecorodovias
A EcoRodovias é uma companhia de infraestrutura logística, que nasceu como uma concessionária de rodovias e expandiu seu escopo de atuação no decorrer dos anos 2000. Hoje, a companhia opera concessões rodoviárias e serviços de logística, esses últimos sustentados pelos EcoPátios.

Segundo a corretora, a empresa é a mais descontada do setor, com interessante upside. “Na virada de ano, a companhia havia informado mudanças no contrato da Ecosul. Já em fevereiro, a companhia divulgou a venda de sua participação na STP, operadora do Sem Parar e do ViaFácil”, disse.

O upside da Ecorodovias em 2014, de acordo com a corretora, será de 62,2%, o terceiro maior entre as 83 empresas avaliadas, mas ele ainda será revisado.

Continua depois da publicidade

Contax
Criada em 2000, inicialmente para atender as demandas de contact center da Telemar, a Contax ampliou e diversificou sua atuação ao longo dos anos. Atualmente, a Contax possui operações no Brasil, Colômbia, Argentina e Peru que atendem mais de 150 clientes, dentre esses os de maior relevância são do setor de Telecomunicações e Financeiro.

De acordo com a Coinvalores, a Contax permanecerá migrando suas operações para localizações com menor turnover de pessoal e encolhendo suas estruturas administrativas. “Espera-se para 2014, a inauguração de dois novos sites na região Nordeste, como também o fechamento de mais postos de atendimentos no Sudeste. Embora o contexto operacional sugira certas instabilidades no curto prazo, acreditamos que as operações da companhia atingiram o ponto de inversão, começando a reconhecer maiores volumes de negócios, principalmente no mercado internacional, e apurando melhora de margens em função do equilíbrio advindo da renovação dos contratos”, afirmou em relatório.

A corretora destacou ainda a intenção da companhia de distribuir anualmente algo próximo a R$ 100 milhões em forma de proventos aos seus acionistas, algo que consideramos factível. “Dessa forma, vemos como oportuno o posicionamento em seus papeis, sobretudo dos investidores que buscam por retorno através de dividendos”, completou.

Publicidade

O upside da Contax em 2014, de acordo com a corretora, será de 55,5%, o quarto maior entre as 83 empresas avaliadas.

Forjas Taurus
Na atividade de armamento, a Taurus está posicionada como uma das três maiores fabricantes mundiais de armas curtas. A companhia desenvolve, fabrica e comercializa mais de 50 tipos de produtos entre revólveres, pistolas, carabinas, armas de pressão e armas policiais, fornecendo para o mercado brasileiro e exportando para mais de 70 países, em especial os Estados Unidos. Além disso, também atua no mercado de capacetes (detém metade do mercado interno) e possui uma divisão voltada para a fabricação de máquinas e acessórios (coletes balísticos e produtos plásticos).

A Forjas Taurus, de acordo com a Coinvalores, tem passado por um processo de reestruturação, e parte desse processo tem relação com o desinvestimento na Taurus Máquinas-Ferramentas, segmento de produção e prestação de serviços de forjaria para terceiros, focando-se em seus principais negócios (armas e capacetes). “Os destaques em termos de expansão continuam sendo a constituição de uma parceria PPP (Parceria Público-Privada) com a Imbel (Indústria de Material Bélico no Brasil) para fornecimento de armamentos para o exército, além do segmento de granadas, que pode apresentar oportunidades interessantes de complementaridade produtiva”, afirmou.

Em suma, a recuperação mais consistente nos Estados Unidos, principal mercado consumidor da companhia, aliado a sua estratégia de crescimento através da aquisição de companhias menores e as modificações que vem sendo implementadas justificam o parecer de compra para seus papéis. “É importante lembrar, contudo, que o imbróglio envolvendo o parecer dos auditores às informações financeiras da companhia ainda pressiona os papéis, mas entendemos que tal questão está em vias de ser resolvida”, disse.

O upside da Forjas Taurus em 2014, de acordo com a corretora, será de 55%, o quinto maior entre as 83 empresas avaliadas.