Confira a carteira campeã da semana; Ibovespa caiu mais de 3%

A carteira recomendada pela Gradual liderou o ranking da compilação das carteiras realizadas pelo InfoMoney

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, fechou a segunda semana de novembro com queda de 3,27%, a 52.248 pontos. No ano, o benchmark, que começou 2013 com 60.952 pontos, apesenta uma perda de 14,28%, devido a um primeiro semestre inteiro de queda. No segundo semestre, uma leve recuperação amenizou a queda acumulada do índice, com elevações de 1,64% em julho, 3,68% em agosto, 4,66% em setembro e 3,66% em outubro.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Por conta do desempenho negativo do Ibovespa, a média das carteiras recomendadas por bancos e corretoras compiladas pelo InfoMoney ficou no vermelho na segunda semana do mês, com queda de 2,84% e com uma diferença para o benchmark de -0,43 p.p.. Dos sete portfólios analisados, todos registraram desempenho negativo na semana.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

As melhores e piores da semana
A carteira recomendada pela Gradual liderou o ranking da compilação das carteiras realizadas pelo InfoMoney, com rentabilidade negativa de 1,24% e uma diferença de 2,03 p.p. para o Ibovespa. As companhias que mais colaboraram com o desempenho da corretora foram: a Bematech (BEMA3) e a Ambev (AMBV4), com altas de 3,48% e 3,15%, respectivamente.

A segunda posição ficou com a Ativa, que teve queda de 1,5%, e a terceira posição ficou com a Socopa, que caiu 2,28%.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, na pior posição da semana aparece a carteira da Solidez, com rentabilidade negativa de 5,17% e uma diferença para o benchmark de -1,90 p.p. A companhia que mais colaborou com o desempenho fraco da corretora foi a BR Malls (BRML3), com queda de 7,9%.

Confira o desempenho dos portfólios na semana:

Desempenho semanal das carteiras recomendadas
Posição Banco/Corretora Rentabilidade 
2ª semana de 
novembro de 2013
Gradual -1,24%
Ativa -1,50%
Socopa -2,28%
Concórdia -2,67%
XP Investimentos -3,49%
SLW -3,50%
Solidez -5,17%

Metodologia
Para realizar o levantamento semanal, o InfoMoney utilizou carteiras de ações recomendadas para o período por sete corretoras e bancos: Ativa, XP Investimentos, Gradual, SLW, Socopa, Solidez e Concórdia.

Importante ainda destacar que:
1. O InfoMoney considerou a primeira publicação de cada uma destas carteiras, não levando em consideração eventuais mudanças promovidas pelas corretoras e bancos em suas carteiras recomendadas no decorrer da semana.

2. As cotações consideradas nas comparações de desempenho são as de fechamento do último dia útil de cada semana, considerando sempre a cotação ajustada em um eventual provento que ocorrer no período (dividendo, juros sobre capital próprio, subscrição, desdobramento etc).

3. A partir de setembro de 2011 passamos a adotar apenas uma carteira recomendada para cada corretora. Após informarmos as corretoras que possuíam mais de uma carteira no ranking sobre essa nova metodologia, decidimos junto com elas qual o único portfólio que seria utilizado e quais seriam excluídos.