Bancos, elétricas, construção: analistas recomendam dividendos em diversos setores

InfoMoney conversou com três analistas que recomendaram papéis de setores variados para ganhar com dividendos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Ações que combinam bons dividendos com crescimento e valorização costumam ser as favoritas de muitos investidores de longo prazo do mercado acionário. Quais são as ações preferidas dos analistas que se encaixam nesse perfil? O InfoMoney conversou três analistas para saber quais são suas ações de dividendos preferidas.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Clodoir Vieira, analista  e consultor da Compliance Comunicação, afirma que a sua ação favorita entre as pagadoras de dividendos é a Cemig (CMIG4). Nos últimos cinco anos, o dividend yield médio da companhia foi de 10,81%, segundo cálculos do analista.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os motivos para a recomendação, ele acredita na qualidade do quadro de diretores da empresa. ““Apesar de a Cemig ser controlada pelo estado, seus executivos são muito bons”, ressalta. A empresa também figura constantemente entre as mais recomendadas pelos analistas em carteiras de dividendos recebidas pelo InfoMoney. Em outubro, uma das corretores que recomendou foi a XP Investimentos: “Negociando a múltiplos realmente baixos e com uma perspectiva interessante de dividendos, vemos o ativo com uma assimetria de valor interessante nos atuais patamares”, disse a corretora no começo deste mês.

Além da companhia do setor de energia, Clodoir Vieira também recomenda os papéis da Telefônica Brasil (VIVT4). Ele afirma que, nos últimos cinco anos, seu yield médio foi de 8,41%. O analista acredita que, apesar de a concorrência da companhia estar aumentando, ela é muito bem estruturada em sua linha fixa e está fazendo investimentos que devem trazer bons resultados nos próximos anos.

Já Flávio Conde, analista da Gradual Investimentos, recomenda as ações da Eternit (ETER3). Segundo ele, a empresa tem apresentado resultados crescentes e gera caixa suficiente para pagar dividendos altos e sem se endividar.

Continua depois da publicidade

Outro ponto importante é a governança corporativa da empresa, que traz confiança aos investidores. Além disso, a Eternit faz parte de um setor que possui bom potencial de crescimento e sua ação tempotencial de valorização, segundo Conde. Sobre os riscos envolvendo o amianto, o analista afirma que essa é uma questão que não deve preocupar tanto os investidores. “Juridicamente, as leis são favoráveis à empresa, e, além disso, ela está bem preparada nesse setor”, ressalta.

Outra recomendação de Conde é o Banco do Brasil (BBAS3). O destaque é o fato de que a ação está precificada para baixo, em comparação com outros bancos, uma vez que é uma empresa controlada pelo governo. “Esse medo do mercado é infundado”, ressalta, reforçando sua recomendação.

O analista Pedro Galdi, da SLW Investimentos, concorda com a escolha de Flávio Conde. Galdi destaca o dividend yield do BB, na casa de 8,4%. Galdi recomenda ainda as ações da Vale (VALE5). Na sua avaliação, a empresa é muito competente, possui ótimas reservas, o que fará com que ela continue em evidência por muito tempo. 

Continua depois da publicidade

A equipe de análise da XP Investimentos também recomendou os papéis da mineradora em sua carteira de outubro. “Em termos de valuation, vemos a empresa negociar com desconto frente as grandes players do setor. Como se não bastasse a empresa apresenta um yield interessante de 5% estimado. Mesmo após as recentes altas ainda vemos upside interessante para as ações da empresa” disse a corretora, em relatório.