Carteira campeã da semana rende quase 3%; confira o ranking

A carteira recomendada pela XP Investimentos liderou o ranking da compilação das carteiras realizadas pelo InfoMoney pela terceira vez seguida

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, fechou a segunda semana de outubro com alta de 0,57%, a 53.149 pontos. No ano, o benchmark, que começou 2013 com 60.952 pontos, apesenta uma perda de 12,8%, devido a um primeiro semestre inteiro de queda. No segundo semestre, uma leve recuperação amenizou a queda acumulada do índice, com elevações de 1,64% em julho, 3,68% em agosto e 4,66% em setembro.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Por conta do desempenho positivo do Ibovespa, a média das carteiras recomendadas por bancos e corretoras compiladas pelo InfoMoney ficou no azul na segunda semana do mês, com alta de 1,66% e com uma diferença para o benchmark de 1,09 p.p.. Dos sete portfólios analisados, todos registraram desempenho positivo na semana.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As melhores e piores da semana
A carteira recomendada pela XP Investimentos liderou o ranking da compilação das carteiras realizadas pelo InfoMoney pela terceira vez seguida, com rentabilidade de 2,77% e uma diferença de 2,20 p.p. para o Ibovespa. As companhias que mais colaboraram com o desempenho bom da corretora foram: a Even (EVEN3), a Usiminas (USIM5) e a Cielo (CIEL3), com altas de 6,42%, 3,93% e 3,20%, respectivamente.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

A segunda posição ficou com a Socopa, que teve alta de 2,54%, e a terceira posição ficou com a Solidez, que subiu 2,06%.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, na pior posição da semana aparece a carteira da Gradual, com rentabilidade positiva de 0,18% e uma diferença para o benchmark de -0,39 p.p. A companhia que mais colaborou com o desempenho fraco da corretora foi a ALL (ALLL3), com queda de 6,42%.

Confira o desempenho dos portfólios na semana:

Desempenho semanal das carteiras recomendadas
Posição Banco/Corretora Rentabilidade 
2ª semana de 
outubro de 2013
Rentabilidade 
1ª semana de 
outubro de 2013
XP Investimentos +2,77% +1,67%
Socopa +2,54% -2,03%
Solidez +2,06% -2,34%
Concórdia +1,89% -1,86%
SLW +1,82% -0,91%
Ativa +0,36% -2,43%
Gradual +0,18% -1,72%

Metodologia
Para realizar o levantamento semanal, o InfoMoney utilizou carteiras de ações recomendadas para o período por sete corretoras e bancos: Ativa, XP Investimentos, Gradual, SLW, Socopa, Solidez e Concórdia.

Importante ainda destacar que:
1. O InfoMoney considerou a primeira publicação de cada uma destas carteiras, não levando em consideração eventuais mudanças promovidas pelas corretoras e bancos em suas carteiras recomendadas no decorrer da semana.

2. As cotações consideradas nas comparações de desempenho são as de fechamento do último dia útil de cada semana, considerando sempre a cotação ajustada em um eventual provento que ocorrer no período (dividendo, juros sobre capital próprio, subscrição, desdobramento etc).

3. A partir de setembro de 2011 passamos a adotar apenas uma carteira recomendada para cada corretora. Após informarmos as corretoras que possuíam mais de uma carteira no ranking sobre essa nova metodologia, decidimos junto com elas qual o único portfólio que seria utilizado e quais seriam excluídos.