O que há de melhor na Bovespa: conheça as ações mais indicadas para o mês

A Vale ficou em primeiro lugar pelo terceiro mês seguido

Arthur Ordones

(Divulgação/Vale)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, terminou o mês de setembro em alta de 4,66%, após elevação de 3,68% no mês anterior. Por isso, em meio a um otimismo um pouco mais elevado no mercado acionário e um apetite por risco maior por parte dos investidores, as corretoras, em grande parte, mantiveram suas recomendações parecidas para outubro. A Vale (VALE5), que ficou na liderança em todos os meses do ano, com exceção do antepenúltimo, permaneceu no topo, ao ser citada em 19 relatórios dos 28 analisados pelo portal InfoMoney.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Já a segunda posição foi assumida pelo Itaú Unibanco (ITUB4), que havia ficado em terceiro no mês anterior. O banco brasileiro obteve 13 recomendações. A BRF (BRFS3), vice-campeã em setembro, caiu para o terceiro lugar do pódio, sendo citada em 11 portfólios, dos 28 analisados.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro destaque deste mês foi a ALL (ALLL3), que subiu da quinta para a quarta posição. A companhia dividiu a colocação com a Suzano (SUZB5) e cada uma recebeu 10 recomendações.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Por fim, a quinta posição ficou com a Petrobras (PETR4), que foi citada em nove relatórios. Desta vez sozinha, a petrolífera havia dividido o lugar com a CCR (CCRO3) – agora na sexta posição – e a ALL no mês anterior.

Continua depois da publicidade

Vale novamente no topo do pódio
A Vale é a maior produtora de minério de ferro e pelotas do mundo, a segunda maior mineradora diversificada do mundo e a segunda maior produtora de níquel, também em escala mundial. Em relação à sua receita, metade dela advém dos mercados asiáticos e o restante está dividido entre 21% América do Sul, 20% Europa e 7% América do Norte.

A recomendação da empresa por grande parte das corretoras é proveniente de alguns motivos. De acordo com o relatório da Um Investimentos, os principais são: a sólida geração de caixa (margem ebitda de 37,6%), os múltiplos atrativos e o baixo nível de endividamento. Além disso, a expectativa de que os custos operacionais continuem recuando e a provável melhora da rentabilidade nos próximos trimestres também são, segundo a corretora, grandes fatores catalisadores.

Ação Recomendações
Outubro/2013
Recomendações
Setembro/2013
Vale PNA 19 17
Itaú Unibanco PN 13 12
BR Foods ON 11 14
ALL ON 10 9
Suzano PNA 10 7
Petrobras PN 9 9
CCR ON 8 9
Cosan ON 8 8
Duratex ON 8 7
Banco do Brasil ON 8 7
Pão de Açúcar PN 8 10
Ultrapar ON 8 8

Itaú Unibanco assume a segunda posição
O Itaú Unibanco é resultado da associação entre duas instituições em 2008, criando o maior banco múltiplo do hemisfério sul, com um valor de mercado de R$ 162 bilhões. Possui atualmente cinco mil agências no Brasil e no exterior e é líder no mercado brasileiro de cartões de crédito, financiamento de veículos e atividades de banco de investimento.

De acordo com a Um Investimentos, em relatório, o Itaú Unibanco está com um bom posicionamento para continuar ganhando Market share e sem a necessidade de aumento de capital para atender exigências regulatórias. Já segundo a Citi Corretora, após a forte queda de meses anteriores, a companhia continua em uma tendência de alta no longo prazo.

BRF perde a posição e cai para o terceiro lugar
A BRF, que surgiu através da fusão das ações da Sadia S.A. ao capital social da então Perdigão S.A., segundo a Geral Investimentos, é uma das poucas empresas que alinha fundamentos e se beneficia com o dólar em elevação. “O processo de internacionalização da companhia está em etapa inicial, mas nós acreditamos que deve gerar valor para a empresa ao longo do tempo. A recente mudança no conselho de administração da BRF, a estratégia de focar em produtos de maior valor agregado e diversificação geográfica são pontos positivos que devem ajudar no crescimento da lucratividade”, disse a corretora em relatório.

Segundo a Santander Corretora, a empresa continuará reportando fortes resultados operacionais nos próximos trimestres, impulsionados pelas baixas cotações das commodities agrícolas.

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 28 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, Bradesco/Ágora, BTG Pactual, Citi Corretora, Coinvalores, Concórdia, Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Indusval, Inva Capital, Rico/Octo, Omar Camargo, PAX, Planner, Santander, SLW, Socopa, Solidez, Souza Barros, TOV, Um Investimentos, Votorantim Corretora, Walpires, Wintrade, XP Investimentos.

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em outubro, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.