Em onde-investir / acoes

As melhores ações para ganhar com dividendos em outubro, de acordo com 10 corretoras

As ações da Telefônica Brasil (VIVT4), da Tractebel (TBLE3), do BB Seguridade (BBSE3) e da Ambev (AMBV4) dividiram o primeiro lugar do Ranking InfoMoney

Telefonica Brasil_telefonia_celular
(Divulgação)

SÃO PAULO – As ações da Telefônica Brasil (VIVT4), da Tractebel (TBLE3), do BB Seguridade (BBSE3) e da Ambev (AMBV4) dividiram o primeiro lugar do Ranking InfoMoney.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A companhia de Telecom ficou com o topo pelo décimo quarto mês seguido nas carteiras recomendadas de dividendos, enquanto a elétrica conquistou a colocação pela quarta vez seguida, a cervejaria ganhou pela segunda vez e a seguradora do Banco do Brasil subiu do terceiro lugar e assumiu a ponta pela primeira vez. As três empresas foram recomendadas por quatro carteiras nesse mês. O Portal InfoMoney analisou 10 carteiras de dividendos para fazer o ranking de outubro.

O segundo lugar, que havia ficado com a Cemig (CMIG4) no mês anterior, desta vez foi dividido entre cinco companhias: Alupar (ALUP11), CCR (CCRO3), Cielo (CIEL3), Coelce (COCE5) e Grendene (GRND3). A antiga segunda colocada caiu para a terceira posição.

Além da Cemig, ficaram em terceiro lugar também as ações do Bradesco (BBDC4), da Souza Cruz (CRUZ3), da AES Tietê (GETI4), da Metal Leve (LEVE3), da Taesa (TAEE11), da Ultrapar (UGPA3) e da Vale (VALE5).

Telefônica Brasil: a tridecacampeã dos dividendos
A Telefônica, apesar de dividir novamente a posição, alcançou o topo da compilação InfoMoney pelo décimo quarto mês seguido, sendo novamente uma referência no assunto dividendos.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

De acordo com o Santander, a companhia de Telecom tem uma atrativa combinação de alta previsibilidade de geração de caixa e altos dividendos (8,9% esperado para 2013). “Numa base relativa, a empresa está melhor posicionada do que seus concorrentes (a TIM tem desafios operacionais e regulatórios e a Oi passa por uma difícil reestruturação operacional/societária), o que inevitavelmente levará a um momento operacional mais previsível e consistente”, afirmou em relatório.

Recomendações em carteiras de dividendos
Ação Outubro/13 Setembro/13
Telefônica Brasil PN 4 6
Tractebel ON 4 6
Ambev PN 4 6
BB Seguridade ON 4 3
Alupar Units 3 3
CCR ON 3 3
Cielo ON 3 3
Coelce PNA 3 2
Grendene ON 3 3

Tractebel: novamente na cola da Telefônica
A Tractebel, que conseguiu alcançar a tetradecacampeã de dividendos, Telefônica, no mês retrasado, ficou novamente na primeira posição, ao ser citada em quatro relatórios dos 10 que foram analisados.

De acordo com a Planner, a companhia é a maior geradora privada de energia com alta contratação e portfólio balanceado de clientes. A Tractebel possui um perfil defensivo com fluxo de caixa previsível, bom desempenho operacional, baixa exposição cambial e retornos consistentes.

Ambev se consolida na primeira posição
Segundo o Bradesco, o sólido modelo de negócios e a forte geração de caixa são aspectos relevantes, além de a empresa continuar vivenciando um cenário positivo de crescimento. “O aumento de impostos anunciado em 2012 é um fator de risco no que se refere aos volumes de vendas e margens, porém, acreditamos que a empresa possui poder de barganha para lidar com estas questões, considerando a força das duas marcas”, disse.

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 10 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, Bradesco/Ágora, Citi, Coinvalores, Omar Camargo, Planner, Rico/Octo, Santander, Um Investimentos e XP Investimentos.

 

Contato