As ações preferidas dos analistas para o mês de julho; Itaú lidera recomendações

O Itaú Unibanco ficou em primeiro lugar e tirou a Vale da ponta após seis meses

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, terminou o mês de junho com uma queda expressiva de 11,31%, o que levou as corretoras a mudarem suas recomendações para julho. O Itaú Unibanco (ITUB4), que havia ficado na vice-liderança nos últimos três meses, tirou a Vale (VALE5) da ponta após seis títulos consecutivos da mineradora. O banco brasileiro foi citado em 14 relatórios dos 28 analisados pelo portal InfoMoney.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A Vale foi para a segunda posição ao ser colocada em 13 portfólios, ante 16 no mês anterior. Enquanto isso, a Brasil Foods (BRFS3), que havia subido da quinta para a terceira posição no mês passado, junto com a Petrobras (PETR4), permaneceu na mesma colocação, mas dessa vez sozinha, mandando a estatal para o quarto lugar. As companhias tiveram 12 e 11 recomendações, respectivamente.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Outro destaque deste mês foi a Cosan (CSAN3), que também conseguiu manter a sua colocação e seu número elevado de recomendações. A sucroalcooleira ficou em quinto e foi citada em 10 relatórios, entre 28 corretoras.

Por fim, a sexta posição ficou dividida entre três companhias: América Latina Logística (ALLL3), Pão de Açúcar (PCAR4) e Ultrapar (UGPA3). No mês passado elas haviam ficado em quarto, sexto e sétimo lugar, com 11, seis e cinco recomendações, respectivamente. Neste mês, todas foram citadas em nove portfólios.

Continua depois da publicidade

Itaú Unibanco tira Vale do topo; mineradora estava invicta no ano
O Itaú Unibanco é resultado da associação entre duas instituições em 2008, criando o maior banco múltiplo do hemisfério sul, com valor de mercado de R$ 162 bilhões. Possui atualmente cinco mil agências no Brasil e no exterior e é líder no mercado brasileiro de cartões de crédito, financiamento de veículos e atividades de banco de investimento.

Ação Recomendações
Julho/2013
Recomendações
Junho/2013
Itaú Unibanco PN 14 15
Vale PNA 13 16
BR Foods ON 12 12
Petrobras PN 11 12
Cosan ON 10 10
ALL ON 9 11
Pão de Açúcar PN 9 6
Ultrapar ON 9 5
Suzano PNA 7 6
Ambev PN 6 4
Gerdau PN 6 3
Kroton ON 6 4
BM&FBovespa ON 5 6
Cielo ON 5 3
Souza Cruz ON 5 1
Tim ON 5 1

De acordo com a Um Investimentos, em relatório, o Itaú Unibanco está com um bom posicionamento para continuar ganhando Market share e sem a necessidade de aumento de capital para atender exigências regulatórias. Já segundo a Citi Corretora, após a forte queda do mês passado, a companhia continua em uma tendência de alta no longo prazo. “Ela mostrou força na região de R$ 27,60, e esperamos que em caso de movimento de queda não caia mais de tal região”, afirmou em relatório.

Vale perde a ponta, mas fica em segundo lugar
A Vale é a maior produtora de minério de ferro e pelotas do mundo, a segunda maior mineradora diversificada do mundo e a segunda maior produtora de níquel, também em escala global.

Em relação à sua receita, metade dela advém dos mercados asiáticos e o restante está dividido entre 21% América do Sul, 20% Europa e 7% América do Norte.

A recomendação da empresa por grande parte das corretoras é proveniente de diversos motivos. De acordo com o relatório da Um Investimentos, os principais são: a sólida geração de caixa (margem ebitda de 37,6%), os múltiplos atrativos e o baixo nível de endividamento. Além disso, a expectativa de que os custos operacionais continuem recuando e a provável melhora da rentabilidade nos próximos trimestres também são, segundo a corretora, grandes fatores catalisadores.

BRF permanece na terceira posição, mas dessa vez sozinha
A BRF, que surgiu através da fusão das ações da Sadia S.A. ao capital social da então Perdigão S.A., segundo a Geral Investimentos, é uma das poucas empresas que alinha fundamentos e se beneficia com o dólar em elevação. “O processo de internacionalização da companhia está em etapa inicial, mas acreditamos que deve gerar valor para a empresa ao longo do tempo. A recente mudança no conselho de administração da BRF, a estratégia de focar em produtos de maior valor agregado e diversificação geográfica são pontos positivos que devem ajudar no crescimento da lucratividade”, afirmou a corretora em relatório.

Segundo a Santander Corretora, a empresa continuará reportando fortes resultados operacionais nos próximos trimestres, impulsionados pelas baixas cotações das commodities agrícolas (milho e soja, parte das principais linhas de custo da empresa).

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 28 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, Bradesco/Ágora, BTG Pactual, Citi Corretora, Coinvalores, Concórdia, Fator, Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Indusval, Inva Capital, Rico/Octo, Omar Camargo, PAX, Planner, Santander, SLW, Socopa, Solidez, Souza Barros, TOV, Um Investimentos, Walpires, Wintrade, XP Investimentos.

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em julho, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.