Continuamos céticos sobre a melhora da bolsa brasileira, diz Fundo Verde

O gestor questiona a capacidade do mercado se recuperar diante da atual conjuntura econômica

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – A equipe de gestão do fundo Verde, do Credit Suisse Hedging-Griffo, comandada por Luis Stuhlberger, continua cética com a bolsa brasileira. A carta aos cotistas do maior fundo multimercado do País segue o mesmo tom dos meses anteriores e o gestor questiona a capacidade do mercado se recuperar diante da atual conjuntura econômica.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na bolsa

“No Brasil, o primeiro trimestre trouxe uma nova decepção de crescimento. Conforme as empresas reportam seus lucros para o período, as decepções se acumulam. Ao mesmo tempo, a inflação continua surpreendendo para cima, ao ponto de retornar como personagem principal do debate político. O mercado tem sido leniente com os valuations, na esperança de uma melhora a partir de meados de abril. Continuamos céticos em relação a tal melhora”, diz a carta.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O gestor ressaltou que os riscos estão aumentando, mas isso ainda não está refletindo nos prêmios de risco dos ativos de prazo mais longo. “Nossa visão é que isso ocorre porque os investidores estão ancorando suas expectativas futuras nos retornos passados. Diante disso, o Fundo continua mantendo posições que se beneficiam de uma abertura sistemática dos prêmios de risco”, aponta Stuhlberger.

Quer saber mais sobre os termos utilizados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Lá fora…
Ele também diz que as políticas monetárias expansionistas dos grandes bancos centrais faz com que os investidores globais continuem buscando retornos incessantemente, a despeito dos sinais de desaceleração econômica que se acumularam no último mês, tanto nos mercados emergentes quanto nos desenvolvidos.

Continua depois da publicidade

“É um filme que parece se repetir sistematicamente todo ano: estímulo monetário, busca por risco e pouco impacto na economia real. Até aqui, os preços de ativos de risco têm sido bastante resilientes, especialmente aqueles que têm maior correlação com taxas de juros. A grande questão hoje é saber até onde essa resiliência vai, diante de mais sinais de fraqueza econômica”, diz a carta. Com isso, o gestor optou por reduzir posições em ações nos Estados Unidos, México, e apostas na moeda japonesa.

O Fundo Verde obteve um retorno de 0,36% em abril e acumula um retorno de 4,45% em 2013.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip