Ações no exterior impulsionam ganhos de fundos em 2024; veja papéis fora do radar

Posições em companhias mais ligadas ao setor de saúde e parte industrial são algumas das apostas para os próximos meses

Bruna Furlani

Publicidade

Em um ano em que a indústria de fundos de ações local acumulou retornos “avermelhados”, produtos posicionados em papéis de empresas estrangeiras remaram contra o mercado e responderam pelo topo dos ganhos ao longo dos primeiros quatro meses de 2024.

Levantamento feito pela Economatica a pedido do InfoMoney mostra que o fundo com melhor desempenho entre janeiro e abril é o Ms Global Opportunities Dol Adv Fcfia Ie, com ganhos de 14,58%, seguido pelo Wellington Ventura Dolar Adv FIC FIA Ie, que viu a rentabilidade avançar 14,35%, e pelo Western Asset FIA Bdr Nivel I, que obteve alta de 13,98% no mesmo período.

Para a pesquisa, foram considerados veículos não exclusivos, com gestão ativa, patrimônio líquido médio superior a R$ 100 milhões em 12 meses e mais de 99 cotistas no fim do mês de abril. Fundos monoação (que investem em um único papel) ficaram de fora do levantamento.

Continua depois da publicidade

Com 10 anos de existência completados agora, as ações de Nvidia (NVDC34), Amazon (AMZO34), Meta (M1TA34) e Microsoft (MSFT34) foram alguns dos papéis mais conhecidos e que contribuíram positivamente para o fundo da Western, terceiro do ranking, entre janeiro e abril deste ano, como explica Maurício Lima, superintendente de produtos da casa.

Fundos de ações com melhor retorno em 2024Retorno em 2024 (%)*
Ms Global Opportunities Dol Adv Fcfia Ie14,58
Wellington Ventura Dolar Adv FIC FIA Ie14,35
Western Asset FIA Bdr Nivel I13,98
Jpmorgan Glob Res Enh Ind Equity FIA Ie13,44
Bradesco Fc de FIA Bdr Nivel I Plus12,67
Fonte: Economatica. Obs.: O levantamento leva em conta o retorno entre janeiro e abril deste ano.

Nvidia ainda pode subir?

Mesmo depois de registrar uma alta de 103% do papel no ano até a última quinta-feira (16), o especialista defende que a Nvidia ainda tem espaço para capturar os ganhos com data centers e com o novo chip lançado recentemente, que possui uma relação custo-benefício mais atrativa e que posiciona bem a empresa.

Lima também defende que a Nvidia poderá usufruir dos ganhos de sinergia obtidos com as aquisições feitas ao longo dos últimos meses. Embora veja potencial na companhia, a casa realizou um ajuste marginal na posição para diminui-la depois da forte alta do papel no último período.

Continua depois da publicidade

Nomes diferentes no radar

Nomes menos conhecidos, como Eaton Corp (E1TN34) e Eli Lilly and Company (LILY34), também trouxeram bons frutos ao longo dos primeiros quatro meses de 2024. De olho no potencial da primeira, a casa veio aumentando a posição no papel ao longo dos últimos meses. Lima justifica que a companhia fabrica equipamentos para o setor elétrico americano e que possui um papel importante no desenvolvimento da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.

“É uma ação que consegue entregar um crescimento de resultados e que sai dessa relação de tecnologia. Há uma deficiência de estrutura e existe um mercado em potencial forte, que é o de veículos elétricos”, observa o profissional.

Já ao comentar sobre a Eli Lilly, Lima afirma que o laboratório farmacêutico americano tem apresentado projetos voltados para o diabetes e outras doenças, como apneia do sono e dermatite atópica, que saem pouco do foco principal do negócio, mas que podem representar linhas de crescimento para a empresa, o que ele vê com bons olhos.

Continua depois da publicidade

Abril de maior aversão a risco ao redor do mundo

Ações mais ligadas ao setor de saúde também foram algumas das responsáveis pelo bom desempenho do Schroder Sustentabilidade Ações Globais FIA IS IE em abril, que apresentou retorno de 0,81% — na contramão de um mês mais negativo e de maior aversão a risco ao redor do mundo.

Fundos de ações com melhor retorno em abrilRetorno em abril de 2024 (%)
Dyn Global Dolar Advisory Fc FIA Ie1,48
Jpmorgan Glob Res Enh Ind Equity FIA Ie1,11
Sch Sust Acoes Glob Usd Fc FIA Is Ie0,81
Vic Global Rv Fc FIA Ie0,04
Bradesco Fc de FIA Global – Ie0,04
Fonte: Economatica. Obs.: Foram considerados veículos não exclusivos, com gestão ativa, patrimônio líquido médio superior a R$ 100 milhões em 12 meses e mais de 99 cotistas no fim do mês de abril. Fundos monoação ficaram de fora.

Sem comentar papéis em específico, John Chisholm, diretor de investimentos de ações globais da Schroders, disse que ações relacionadas a serviços de comunicação e do setor financeiro também agregaram valor ao produto no mês passado.

Após um período de forte volatilidade nos mercados visto em abril, Mensack não descarta mais oscilações significativas nos preços no curto prazo. Segundo ele, o cenário de “pouso suave” do Federal Reserve (Fed, banco central americano) parece o mais provável até agora e os dados econômicos mais fortes reduzem a urgência de reverter a política de taxa de juros mais elevada.

Continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, o especialista da Schroders avalia que os gastos e a demanda do consumidor mostram “sinais claros” de desaceleração, além do que o ano pode ser marcado pelo crescimento dos riscos geopolíticos e eleitorais, o que exige cautela e pode aumentar a volatilidade.

O executivo lembra que mais de 40 países vão realizar eleições nacionais neste ano, o que representa cerca 75% do universo total de investimentos global.