Twitter começa a remunerar criadores de conteúdo; valores vão até US$ 40 mil

Influenciadores relataram pagamentos entre US$ 1 mil e US$ 40 mil; monetização é exclusiva para quem tem 5 milhões de impressões por mês

Wesley Santana

(Shutterstock)

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Nesta semana, o Twitter começou uma nova era na monetização do conteúdo que circula pela plataforma. Pela primeira vez, a rede social passa a dividir com os influenciadores parte dos recursos que recebe com publicidade.

Segundo o Twitter, o compartilhamento de receitas foi lançado inicialmente para um grupo pequeno convidado a participar do programa. Para ser elegível, os usuários devem assinar o serviço Blue -com pagamento mensal de US$ 8 dólares- e ter pelo menos 5 milhões de impressões por mês em suas postagens.

Entre os relatos que circulam pelo aplicativo, os valores pagos aos influenciadores ficam entre US$ 1 mil e US$ 40 mil. Billy Markus, fundador da criptomoeda Dogecoin (DOGE), compartilhou uma imagem de seu “extrato”, mostrando um depósito de US$ 37 mil.

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A empresa, porém, não deixa claro se existe uma faixa para pagamento e qual o cálculo usado para definir os valores repassados aos usuários.

“Estamos expandindo nossa oferta de monetização de criadores para incluir compartilhamento de receita de anúncios. Isso significa que os criadores podem obter uma participação na receita de anúncios a partir das respostas às suas publicações. Isso faz parte do nosso esforço para ajudar as pessoas a ganhar a vida diretamente no Twitter”, diz a plataforma.

O pagamento vai ser feito a influenciadores baseados em países onde o app de pagamentos Stripe está disponível, meio pelo qual os valores serão depositados. Além disso, eles devem passar por um processo seletivo, sujeito a “revisão humana”, que não está com inscrições abertas.

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Esta monetização está em discussão já há alguns meses, inclusive havia sido prometido por Elon Musk no começo do ano. Este formato começa a ser praticado em um momento oportuno, pouco depois do lançamento da rede social concorrente, a Threads, divulgada pelo Instagram na semana passada.

Nos primeiros sete dias, a nova plataforma de textos já recebeu inscrições de 100 milhões de usuários, mesmo ainda não estando disponível em todos os países. Sites que monitoram audiência de novas aplicações mostram, no entanto, que o engajamento no Threads tem caído, passado o hype da primeira semana.