‘Tesla dos caminhões’ e Siemens anunciam parceria; veja imagens

Com a parceria, as empresas anunciaram que buscarão, em conjunto, fornecer soluções prontas para a transição enérgica de frotas

Mariana Amaro

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Siemens Smart Infrastructure, o braço de infraestrutura inteligente da Siemens, e a Volta Trucks, uma empresa de serviços e fabricante de caminhões elétricos sueca que, não à toa, ganhou o apelido de ‘Tesla dos caminhões’, anunciaram uma parceria durante um evento que aconteceu em Berlim, na Alemanha, na última quinta-feira (13).

Com a parceria, as empresas anunciaram que buscarão, em conjunto, fornecer soluções prontas para a transição enérgica de frotas, no caminho para o transporte urbano de emissão zero. “O problema ambiental existe agora e precisa de uma solução imediata. Precisamos migrar para um mercado carbono zero e reconstruir toda a infraestrutura que foi construída em torno do combustível fóssil”, afirmou Carl-Magnus Norden, fundador da Volta Trucks. “Sabemos para onde queremos ir, mas precisamos acelerar”, disse durante o evento.

“Por meio de nossa parceria com a Volta Trucks, pretendemos co-criar soluções de Transporte como Serviço (transportation as a service)”, disse Thomas Kiessling, diretor de tecnologia da Siemens Smart Infrastructure. E completou informando que a empresa está feliz com a parceria “à medida em que as frotas comerciais procuram atender às metas de sustentabilidade e fornecer soluções de infraestrutura robustas e econômicas”.

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Enquanto a Volta Trucks fabrica e distribui os veículos, a Siemens fornecerá tecnologia para desenvolvimento de modelos personalizados, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Para a Volta Trucks, a parceria também representa uma alavanca para a eletrificação da frota comercial e experiência operacional através do que está sendo chamado de “Caminhão como serviço” (Truck as a Service). O Truck as a Service permite que os gerentes de frota façam a migração para veículos comerciais elétricos com uma assinatura mensal que fornecerá acesso a um Volta Zero totalmente elétrico e toda a sua infraestrutura de carregamento, serviços, manutenção, financiamento, seguro e requisitos de treinamento. Ainda não há, contudo, previsão da chegada do serviço no Brasil.

A infraestrutura técnica das instalações também será supervisionada pela Siemens, incluindo o hardware e software necessários para operar a infraestrutura de carregamento e distribuição de energia para as frotas de Volta Zero, o primeiro veículo comercial totalmente elétrico de 16 toneladas, projetado para logística urbana, segundo informações das empresas.

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“Para entregar a eletrificação da logística urbana em ritmo e escala, precisamos de infraestrutura de eletrificação operacionalmente eficiente alinhada com a necessidade exata de cada frota. Na Siemens, temos um parceiro de classe mundial com as soluções técnicas inovadoras que nossos clientes esperam. Juntos, estamos confiantes de que nossa parceria vai acelerar a migração para a eletrificação”, disse Essa Al-Saleh, CEO da Volta Trucks.

Sobre o Volta Zero, o caminhão elétrico

Projetado com uma autonomia de operação puramente elétrica de 150 a 200 km por carregamento, o Volta Zero tem a possibilidade de eliminar cerca de 1,2 milhão de toneladas de CO2 até 2025.

Com a remoção do motor de combustão, o Volta Zero produz menos ruídos que os caminhões tradicionais e foi projeto para que o motorista sente-se em uma posição central na cabine, com uma ampla visibilidade de 220 graus, minimizando pontos cegos perigosos. Seu protótipo foi lançado em setembro de 2020 e os primeiros veículos do tipo devem ser entregues até o final deste ano.

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Em novembro de 2021, a Volta Trucks registrou o maior pedido de caminhões totalmente elétricos da Europa com a encomenda da DB Schenker de 1.470 veículos, seguido de um pedido de outros 1.000 veículos pela Petit Forestier. Agora, a empresa possui de cerca de 6.500 veículos encomendados, avaliados em um total de 1,4 bilhão de euros.

Oito meses atrás, a empresa comemorou um aporte de 230 milhões de euros em uma rodada série C que avaliou a companhia em algo em torno de 500 milhões de euros. Na ocasião, a empresa informou que o dinheiro seria usado para financiar o desenvolvimento das operações de comercialização e engenharia da companhia.

A rodada foi liderada pela Luxor Capital, que já havia investido na rodada Série B da empresa, que captou 37 milhões de euros em setembro de 2021.

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*A jornalista viajou a Berlim a convite da Siemens.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.