RD Station fecha parceria com Shopify para entrar no segmento de e-commerce

Em entrevista exclusiva ao InfoMoney, CEO da RD Station, Juliano Tubino, afirma que acordo deve permitir oferta de produtos mais completos ao público PME

Wesley Santana

Shopify é uma plataforma global que fornece infraestrutura para lojas virtuais. Foto: Divulgação

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A RD Station anunciou, nesta terça-feira (9), uma parceria estratégica com a plataforma global de e-commerce Shopify com o objetivo de atingir pequenas e médias empresas. A empresa do grupo Totvs (TOTS3) vai poder centralizar toda a jornada de seus clientes dentro de uma única carteira, desde a divulgação dos produtos à formalização das vendas.

Em entrevista exclusiva ao InfoMoney, o CEO da RD Station, Juliano Tubino, afirma que a novidade está ligada à nova estratégia da RD de focar na expansão dos negócios, olhando para novas áreas e perfis de clientes. O acordo deve permitir a oferta de produtos mais completos ao público PME, que vai ter as etapas de divulgação e venda integradas.

“Nos faltava um pilar de e-commerce, então optamos por fazer uma parceria inédita globalmente com a Shopify, que é líder neste segmento. Estamos em uma velocidade importante de complementação do nosso portfólio com a missão de ajudar nossos clientes a aumentarem seus resultados”, pontua Tubino, que ocupa a cadeira da presidência há exato um mês.

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A chegada da RD no comércio digital sela também a presença da companhia-mãe, a Totvs, neste setor que já é desbravado pelas principais concorrentes da linha de infraestrutura de tecnologia. Mas além desses, o grupo ainda vai ter de disputar espaço com as plataformas de marketplaces que têm uma estratégia agressiva focada sobretudo nas PMEs.

E isso sem saturar um mercado que, embora aquecido, já tem números bastantes expressivos, conforme pesquisa da BigDataCorp com o PayPal. No ano passado, o total de lojas online bateu recorde no Brasil, alcançando a marca de 1,6 milhão de sites, número equivalente a 1 loja para cada 100 brasileiros adultos.

Diante disso, o executivo destaca que três setores devem ser destaque dentro do projeto estruturado com a Shopify: varejo, educação e serviços. Ele aponta o atendimento por inteligência artificial da Tallos — startup adquirida no ano passado — como um diferencial para atrair os potenciais contratantes, que vão poder também contar com o serviço para atender seus clientes.

“O ponto mais importante é que ainda existe muito mercado para atuar, sendo que o próprio segmento de PME tem um alto nível de granularidade, englobando empresas de diferentes faixas de faturamento”, diz. “Para cada uma dessas existem formas da gente capturar, então eu vejo com otimismo o tamanho da oportunidade da RD e de seus parceiros.”

A Shopify tem presença global em 170 países, sendo responsável por 10% do mercado digital dos Estados Unidos e movimentando até US$ 445 bilhões (cerca de R$ 2,2 tri). Com o acordo de longo prazo firmado nesta semana, RD Station passa a ser representante oficial da canadense no país.