Evento online e gratuito

Expert 2020: XP confirma participação de Esther Duflo, Nobel de Economia; veja os principais nomes

Maior evento de investimentos do mundo traz nomes que são referência no Brasil e no mundo

Expert XP

SÃO PAULO – A Expert 2020, maior conferência de investimentos do mundo, promovida pela XP Inc., confirmou a participação de Esther Duflo, economista e pesquisadora francesa, ganhadora do Prêmio Nobel de Economia.

Esther foi a vencedora do Prêmio Nobel de Economia em 2019 ao lado dos também economistas Abhijit Banerjee e Michael Kremer por conta de suas pesquisas acerca do combate à pobreza global, com o objetivo de ajudar a projetar e avaliar políticas sociais. Seu painel será quinta-feira, 16 de junho, às 18h15.

Ela é professora, com PhD em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e inúmeras honras e prêmio acadêmicos em seu currículo, incluindo: Prêmio Princesa das Astúrias de Ciências Sociais (2015), Prêmio A.SK de ciências sociais (2015), Prêmio Infosys (2014) e Prêmio David N. Kershaw (2011).

PUBLICIDADE

Na sexta-feira (03), a organização do evento já havia anunciado também a participação de Tony Blair, ex-primeiro ministro do Reino Unido. Blair atuou como primeiro-ministro do Reino Unido de 1997 a 2007, tornando-se o único líder do partido trabalhista em 100 anos de história a vencer três eleições consecutivas.

Malala Yousafzai, ativista paquistanesa ganhadora do prêmio Nobel da Paz e co-fundadora da Fundação Malala, e Magic Johnson, astro do basquete norte-americano também são presenças confirmadas.

Malala é a pessoa mais jovem do mundo a receber um Nobel da Paz. Seu reconhecimento global é baseado principalmente na defesa pelos direitos humanos das mulheres e no acesso à educação na sua região natal, em Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão. Seu painel está marcado para o sábado, dia 17, às 11h. A conversa será moderada por Marta Pinheiro, Diretora Executiva de ESG & Business Development da XP, e terá uma participação especial de seu pai, Ziauddin Yousafzai.

Magic Johnson falará no painel principal, às 21h, do dia 14 de julho. Há quase 30 anos, Johnson anunciou ao mundo sua aposentadoria após descobrir que havia contraído HIV. Ele passou a dedicar sua vida a auxiliar pessoas no combate à doença por meio da Fundação Magic Johnson, além de realizar atividades empresariais por meio das Empresas Magic Johnson, que investem em diversos ramos de negócios realizam ações filantrópicas.

Em maio deste ano, o ídolo do basquete ofereceu, por meio de sua empresa de seguros EquiTrust, US$ 100 milhões em capital para pequenas empresas afetadas pela pandemia. Além da atuação como empresário, Magic Johnson também vai falar sobre a experiência de jogar ao lado das lendas Michael Jordan, Larry Bird, Charles Barkley, entre outros, no “Dream Team” dos Estados Unidos, que encantou o mundo e ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Confirmados

Mais de 70 palestrantes participam do evento, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de julho e será totalmente online e gratuito.

Além das novidades, a organização da Expert já havia anunciado Ray Dalio, um dos mais aclamados gestores americanos, filantropo e codiretor de investimentos da Bridgewater Associates desde 1985, Nassim Taleb, autor de diversos livros, entre eles Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos”; e Dan Ariely, professor de psicologia e um dos nomes mais respeitados dentre os estudiosos da economia comportamental.

Adena Friedman, presidente e CEO da bolsa de valores americana Nasdaq, e Leda Braga, brasileira fundadora e CEO da Systematica Investments, gestora especializada em fundos quantitativos, também são nomes confirmados.

Além deles, empresários que são referências de sucesso como José Galló, presidente do conselho da Lojas Renner, e Carlos Brito, CEO da AB InBev, entre outros, também participarão.

Os palestrantes vão abordar diversos assuntos relativos a temas como investimentos, economia, negócios, comportamento social e empreendedorismo explorando o ano atípico que o Brasil e o mundo está enfrentando em meio à pandemia de coronavírus.

Vale lembrar que todos os painéis internacionais vão contar com tradução simultânea para o português e em libras.

Guilherme Kolberg, head de customer experience e marketing research na XP Inc. e responsável pela organização do evento, ressaltou que o foco do evento será “prover mais conhecimento e informação para o investidor pessoa física”.

“Pela primeira vez a Expert será online e gratuita. Essa mudança do presencial para digital nos deu a oportunidade de antecipar o processo de democratização do evento para todos”, diz.

A mediação das conversas será feita por executivos da XP e pelo time de influencers do grupo, como Betina Roxo, analista de ações da XP Investimentos, Ana Laura Magalhães, que comanda o ExplicaAna e o programa E Agora, Ana?, transmitido no Instagram do InfoMoney, e Thiago Nigro, do canal Primo Rico.

PUBLICIDADE

A transmissão dos painéis acontecerá em multiplataformas: no site da Expert e nas páginas das redes sociais da XP, incluindo Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. A ideia é que diferentes painéis aconteçam de forma simultânea em diferentes canais.

Para participar, basta fazer a inscrição no site da Expert. Não há custo.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.