Marketing Digital

Porque você precisa de um Head of Revenue

Episódio do ROI Hunters discute as novas necessidades da área de marketing das companhias

Por  MoneyLab

Neste episódio do ROI Hunters, Dener Lippert, CEO da V4 Company, João Vitor, COO e Growth no Gestão 4.0, Guilherme Lippert, Cofundador e Key Account Manager da V4 Company e Ricardo Domingues, head of Revenue da XP Inc, vão explicar a função de um head of Revenue nas empresas, as diferenças quando comparado com profissionais como CMO e head de Marketing, além de discutir as novas estruturas de posições dentro de um negócio.

Domingues diz que nos últimos meses houve uma necessidade de readaptação da estrutura organizacional. “Atualmente a gente vê profissionais de Growth e Sales abaixo do Revenue, pois no fim do dia a gente quer entregar uma performance e receita, aliado ao financeiro”.

O especialista compartilha que a área de Revenue, até pouco tempo atrás, era o setor de CRM que precisou evoluir no sentido de automação e otimização, com o objetivo de gerar receita de uma forma mais econômica.

Guilherme Lippert questiona se isso quer dizer que a área de CRM foi substituída. Domingues fala que se transformou em um CRM 2.0. “Quando pensamos em CRM, lembramos da régua com o cliente, a área old school, quando há o contato por e-mail, telefone, dados geográficos. Mas podemos fazer muito mais do que isso”, completa.

Sobre a estrutura de marketing, Domingues informa que há três pilares na XP Inc. “Explicando de forma literal, temos o profissional de growth, que está focado na aquisição de clientes. Temos uma segunda figura que enxerga o institucional, comunicação e branding, que é o head de Marketing. E temos o Revenue, a pessoa da otimização para extrair todas as informações e base de usuários”, finaliza.

Questionado sobre os desafios desse profissional, Domingues compartilha que as principais verticais são: desenvolvimento de pesquisa, extração assertiva dos dados, CAC e contas abertas.

Entenda todos os desafios e missões de um Revenue numa corporação. Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.

Aprenda a transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.

Compartilhe