Parceria da Meta e BMW quer incluir realidade aumentada nos veículos em alta velocidade

Sistema similar ao de gêmeos digitais pode resolver problema bastante pesquisado por laboratório das duas companhias

Wesley Santana

Parceira entre Meta e BMW pode abrir caminho para realidade aumentada dentro de veículos. Foto: Divulgação/BMW

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A Meta (M1TA34) -controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp- anunciou, nesta quarta-feira (17), um avanço na parceria com a montadora BMW de desenvolvimento de tecnologia de realidade virtual e aumentada para carros. As duas empresas agora estão pesquisando juntas formas de adaptar este tipo de solução para veículos inteligentes em alta velocidade, a exemplo de quando trafegam por rodovias.

Segundo a Meta, o movimento do carro durante o trajeto sempre foi um problema para a integração de AR e VR, dado que os óculos de realidade estendida não conseguem reproduzir conteúdos quando ocorre aceleração ou curva. Por isso, as empresas colaboram para criar um sistema capaz de calcular a localização do óculos em relação ao movimento do carro, permitindo que o dispositivo se apoie em pontos virtuais.

O ponto-chave para essa solução seria o sistema de posicionamento 6DOF, que poderia ser sincronizado com o Meta Quest Pro, óculos de realidade virtual da big tech. 

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Esse mecanismo seria parecido com a tecnologia de gêmeos digital (digital twin, em inglês), que reproduz virtualmente um ambiente físico, usando dados em tempo real. A novidade chega como resultado de um acordo, fechado em 2021 entre a Meta e BMW, para desenvolver soluções específicas para veículos inteligentes.

“Se acertarmos, essa tecnologia pode revolucionar as viagens em carros, trens, aviões e além, desbloqueando novas formas de comunicação, entretenimento e utilidade mãos livres. Isso nos dará muito mais valor do que as telas e instrumentos que estamos acostumados a ver nos veículos hoje”, disse Mark Zuckerberg, que publicou um vídeo em suas redes sociais usando o Meta Quest Pro, óculos de realidade virtual da sua empresa.

“É muito cedo para dizer exatamente como ou quando essa tecnologia chegará às mãos dos clientes, mas prevemos vários casos de uso em potencial para dispositivos XR [realidade estendida, em português] em veículos. Desde ajudar o motorista a localizar seu carro em um estacionamento lotado até alertá-lo sobre perigos na estrada e trazer à tona informações importantes sobre a condição do veículo”, apontou Claus Dorrer, chefe de tecnologia da BMW nos Estados Unidos.

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“A tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como interagimos com segurança com o ambiente durante a viagem. À medida que avançamos para um conteúdo confiável e bloqueado no mundo no caminho para os óculos AR, esperamos que seja possível para os passageiros ver coisas como marcadores para pontos de referência, restaurantes, locais de interesse e muito mais”, comentou Richard Newcombe, vice-presidente de pesquisas do laboratório de realidade estendida da Meta e BMW.