Serviços financeiros

Mirando open banking, PicPay compra GuiaBolso e acelera marketplace financeiro

Fundado em 2012, Guiabolso tem 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma

PicPay
PicPay (Divulgação)

SÃO PAULO – A plataforma de pagamentos PicPay anunciou nesta sexta-feira (23) a compra da fintech Guiabolso, que tem seis milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma. O valor da transação não foi informado.

De acordo com José Antonio Batista, CEO do PicPay, a aquisição visa posicionar a companhia como protagonista do open banking. Também vai acelerar a operação de marketplace financeiro do PicPay, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas.

Leia mais:
Tudo o que você precisa saber sobre Open Banking e como ele vai afetar sua vida

“O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, escreveu Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, em nota. Alvarez se juntará ao time do PicPay como diretor responsável por open banking.

Fundado em 2012, o Guiabolso conta com um marketplace financeiro com mais de dez parceiros e nomes como Creditas, BV, Digio, Icatu e Órama. “Com a compra, o PicPay aumenta seu leque de parceiros na distribuição de cartões, empréstimos, seguros e investimentos, com grande potencial de escala por meio da oferta desses produtos a seus mais de 55 milhões de usuários cadastrados”, destaca a fintech.

De acordo com o comunicado, nada muda para os usuários do PicPay e do Guiabolso no momento. Os aplicativos continuarão operando normalmente e de forma separada, mas em breve haverá novas funcionalidades e sinergias.

O Guiabolso tem 200 funcionários (a maioria com atuação em tecnologia e dados), e todo time da fintech será integrado aos cerca de 3 mil membros do PicPay.

Guilherme Benchimol revela os segredos de gestão das maiores empresas do mundo na série gratuita Jornada Rumo ao Topo. Inscreva-se já.