Meta aposta no WhatsApp como fonte de receita no Brasil e lança ferramentas

Meta testará uma ferramenta de pagamentos no Brasil, apostando nas mensagens comerciais como uma nova potencial fonte de receita

Reuters

(Getty Images)

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(Reuters) – A Meta Platforms disse nesta quinta-feira que seu serviço de mensagens WhatsApp lançará um recurso de pesquisa sobre informações corporativas e testará uma ferramenta de pagamentos no Brasil, apostando nas mensagens comerciais como uma nova potencial fonte de receita.

O Brasil, um dos maiores mercados do aplicativo, será o primeiro país a ver as novas ferramentas implementadas fora de programas-piloto.

O recurso permitirá que os usuários encontrem empresas com contas comerciais no WhatsApp, facilitando o acesso a chats de atendimento ao cliente, disse a Meta em post em blog.

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Anteriormente, os usuários precisavam adicionar um número de telefone aos seus contatos ou clicar em um link em uma plataforma separada para abrir um chat com uma empresa. A Meta começou a testar a busca em São Paulo no ano passado.

O serviço será introduzido na Indonésia, México e Reino Unido.

Em parceria com empresas locais, o WhatsApp também testará uma ferramenta de pagamentos que possibilitará transações no aplicativo com cartões de crédito ou débito.

O WhatsApp, o maior aplicativo da Meta em termos de usuários diários, iniciou projeto piloto de modelo de compras de ponta a ponta através do serviço de mercearia online indiano JioMart durante o verão.

Além do JioMart, atualmente apenas pagamentos pessoais podem ser enviados no WhatsApp e apenas na Índia e no Brasil.

Impulsionar as mensagens corporativas assumiu maior urgência em 2022, já que o negócio de publicidade da Meta, seu principal, estagnou. A empresa experimentou sua primeira queda anual de receita e na semana passada demitiu 11.000 funcionários.

Apesar da popularidade do WhatsApp e de seu preço de aquisição de 22 bilhões de dólares em 2014, até o momento o aplicativo contribuiu com apenas uma parcela pequena para a receita total da Meta.