Lições da pandemia: dona do Outback abre rede 100% virtual

A Aussie Grill tem como conceito o sweet and spicy (doce e picante) e se diferencia das outras marcas por ter como carro-chefe a proteína de frango

Mariana Fonseca

Sanduíche da Aussie Grill (Divulgação)

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SÃO PAULO – Os aplicativos de delivery de refeições viram seus números dispararem desde o início da pandemia. Esse crescimento das entregas alimentares em domicílio acendeu o alerta de redes tradicionais de restaurantes – como o grupo Bloomin’ Brands, dono de marcas como Outback Steakhouse e Abraccio.

Após meses tendo que sobreviver com restaurantes fechados, a marca decidiu que o delivery veio para ficar. Por isso, trouxe ao país a marca 100% virtual Aussie Grill.

Com cozinhas de portas fechadas e pedidos apenas sob encomenda por aplicativo, o negócio de frangos picantes e doces lançou cinco centros de produção e entrega em pouco mais de quatro meses de operação.

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O InfoMoney conversou com Pierre Berenstein, presidente do grupo Bloomin’ Brands no Brasil, sobre os planos para a Aussie Grill. A expectativa é abrir mais 20 centros ao longo do primeiro semestre de 2021.

Histórico: Outback e Abraccio

O grupo Bloomin’ Brands surgiu na década de 1980, quando os empresários americanos Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper montaram uma steakhouse em Tampa (Flórida). O restaurante especializado em carnes se diferenciaria pela temática australiana e pelo funcionamento no período noturno. Foi batizado como Outback, nome dado ao interior desértico da Austrália.

No Brasil, a Outback Steakhouse inaugurou sua primeira unidade na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), em 1997. 24 anos depois, a rede chegou a 110 unidades brasileiras.

Outra marca do Bloomin’ Brands é o Abraccio, que chegou ao país em 2015. A rede de pratos italianos é inspirada no Carrabba’s, marca similar que o grupo tem nos Estados Unidos. Há 12 restaurantes do Abraccio em solo brasileiro atualmente.

O que a Aussie Grill tem de diferente?

Antes da chegada ao Brasil, a Aussie Grill já operava nos estados americanos de Califórnia, Colorado, Flórida, Nevada e Utah, com opções de pedidos para retirar e para entregar.

“Estudamos constantemente os mercados onde estamos presentes e, alinhados a uma decisão de estratégia global, enxergamos uma oportunidade de atuar no segmento de fast casual, diz Berenstein. O fast casual é um segmento que fica entre a agilidade do fast food e a qualidade gastronômica dos restaurantes. “Entendemos que o mercado brasileiro é ávido por novidades e que a aposta nessa nova marca agrega mais experiências aos nossos consumidores.”

Pierre Berenstein, presidente do grupo Bloomin’ Brands no Brasil (Divulgação)
Pierre Berenstein, presidente do grupo Bloomin’ Brands no Brasil (Divulgação)

Além do interesse brasileiro em experimentar, a pandemia do novo coronavírus deu mais um impulso para decisão de expandir a Aussie Grill internacionalmente. Outback e Abbraccio ficaram fechados durante cinco meses. Nesse período, o delivery passou a ser o principal modo de operação do Bloomin’ Brands no Brasil.

“Nossas equipes precisaram se reestruturar e acabamos acelerando planos e processos de expansão para atender o novo momento do mercado. Enxergamos a grande oportunidade que tínhamos com o crescimento no sistema de entrega. Uma meta de expansão que era para ser cumprida em dez meses, acabou sendo alcançada em apenas dez dias.”

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Depois dos cinco meses de restaurantes fechados, o Bloomin’ Brands entendeu que era hora de apostar ainda mais nesse formato. Desta vez, com uma marca 100% virtual em solo brasileiro. “Reforçar nossa presença neste canal é uma estratégia acertada por ser ágil e ajudar a impulsionar a receita da companhia ao mesmo tempo que diminuímos custos fixos comparando com um restaurante tradicional”, diz o presidente do grupo no Brasil.

Os prazos foram acelerados e a Aussie Grill chegou à cidade de São Paulo em setembro de 2020. A Aussie Grill tem como conceito o sweet and spicy (doce e picante) e o diferencial das outras marcas é ter como carro-chefe a proteína de frango.

Alguns dos pratos são tiras de peito de frango empanadas, batatas chips e sanduíche de peito de frango empanado e servido no pão brioche com alface, tomate, picles e maionese defumada. Os pratos são acompanhados de molhos de mostarda com mel picante, de cebola com bacon e de maionese defumada.

“Com um cardápio composto por porções individuais, para compartilhar e combos, a expectativa é atingir um público bastante amplo, que busca opções para todos os dias da semana”, afirma Berenstein. Todas as marcas do grupo Bloomin Brands’ operam seu delivery por meio do aplicativo iFood.

Atualmente, há seis dark kitchens (cozinhas de portas fechadas) espalhadas pela capital paulista. Elas atendem cinco regiões: Center Norte, Itaquera, Moema, Morumbi e Tatuapé. Segundo Bernstein, a expectativa é abrir mais 20 centros de produção e entrega no primeiro semestre de 2021, inclusive indo para além de São Paulo.

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Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.