Criptomoedas no Brasil: quando virá e como será a regulamentação?

Emília Campos, sócia do escritório Malgueiro Campos Advocacia e especialista em criptomoedas e blockchain, comentou sobre o assunto no programa F5 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) publicou nesta quarta-feira (19) uma circular para esclarecer que fundos podem realizar investimentos indiretos em criptomoedas no exterior. No início do ano, a autarquia proibiu gestores e administradores de fundos de investir diretamente nas criptomoedas.

Emília Campos, sócia do escritório Malgueiro Campos Advocacia e especialista em criptomoedas e blockchain, comentou sobre a circular no programa F5 desta quarta-feira (19), além de também dar perspectivas para a regulação no Brasil.

Ela diz que o ofício da Comissão condiz com o que imaginava que acabaria acontecendo após a proibição de fundos exclusivos de criptomoedas. “A ideia é de liberar que os investidores invistam em fundos de um país que seja mais organizado em relação à regulação, onde a exchange de criptomoedas já é regulamentada”, disse, citando Estados Unidos e Japão como alguns desses países.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Também é uma das exigências que o fundo atue em um país onde já existem regras para o investimento em cripto. Isso acontece pois a CVM ainda não enxerga as criptomoedas como valor mobiliário, daí a proibição de se ter um fundo brasileiro exclusivamente disso.

Uma das preocupações da Comissão quanto às criptomoedas é em relação à lavagem de dinheiro. Por isso, Emília ainda prevê a criação de um compliance específico para essas moedas: “Não tem como fugirmos das regras de compliance. Mas uma coisa que deve ser pensada antes da criação desse compliance é que ele deve ser diferente do que o que já existe para o mercado financeiro – as empresas desse setor são startups, em estágio inicial”, explicou. “Caso contrário, o segmento pode ser inviabilizado”. 

Leia também: CVM diz que fundos podem investir indiretamente em criptomoedas no exterior

Continua depois da publicidade

Emília ainda comentou sobre como está o Brasil em relação a outros países e sobre o futuro da regulamentação por aqui. Confira a entrevista completa no player acima.

O programa F5 é apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes e pelo especialista em blockchain e fundador do Finlab Gustavo Cunha. Ele é transmitido semanalmente, às 15h, na InfoMoneyTV.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP Investimentos.