Autorização para capital estrangeiro em banco deve vir do BC em breve

Em entrevista ao Valor, Ilan Goldfajn disse que Bolsonaro deve suspender a necessidade de decreto presidencial para este tipo de aporte  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Investimentos estrangeiros em bancos não estarão mais sujeitos a aprovação presidencial, de acordo com Ilan Goldfajn. O presidente do Banco Central disse ao Valor nesta quinta-feira (3) que Jair Bolsonaro deve assinar “em breve” um decreto que deixa essa responsabilidade exclusivamente com o próprio BC.

Pela regra atual, o BC já tem voz na aprovação de investimentos estrangeiros em instituições no país, mas esse tipo de operação necessariamente tem de ser autorizada também pelo poder executivo.

A extinção da necessidade de decreto para investimento estrangeiro é uma das maiores reivindicações de novas empresas no setor, principalmente as chamadas fintechs. A mudança foi uma das sugestões listadas em documento da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) como uma das ações capazes de reduzir o spread bancário no país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda segundo o Valor, deve ser encaminhado ao Congresso um projeto de lei que dá ao BC poder de aprovação de nomeações de dirigentes de bancos públicos, bem como acontece com instituições financeiras privadas.

Invista fora dos grandes bancos e otimize seus ganhos. Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney