Nissan confirma demissão de Carlos Ghosn

A montadora japonesa já havia anunciado que afastaria o executivo na última segunda (19), quando ele foi detido em Tóquio sob a acusação de fraude fiscal   

Equipe InfoMoney

Publicidade

(ANSA) – Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (22), o conselho de administração da Nissan confirmou a demissão de seu presidente, o brasileiro Carlos Ghosn, que está preso no Japão por crimes financeiros.

A montadora japonesa já havia anunciado que afastaria o executivo na última segunda (19), quando ele foi detido em Tóquio sob a acusação de fraude fiscal. Ghosn também é presidente e CEO da Aliança Renault-Nissan e CEO da montadora francesa.

O brasileiro deve ficar preso ao menos até o início de dezembro, quando termina o prazo de sua detenção preventiva, mas o período pode ser prorrogado. O norte-americano Greg Kelly, membro do conselho da Nissan, também foi preso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ghosn subnotificou US$ 44,6 milhões em rendimentos entre 2011 e 2015, segundo os procuradores japoneses, e pode pegar até 10 anos de cadeia. Além disso, ele é acusado de usar ativos da Nissan em benefício próprio.

Aos 64 anos, o executivo é tido como responsável por salvar a empresa japonesa da falência e foi seu CEO entre 2001 e 2017. A partir de 2005, exerceu simultaneamente a função de CEO da Renault, que forma hoje uma aliança automotiva com a Nissan e a Mitsubishi Motors.

Ghosn foi mantido no comando da Renault, mas seu cargo é exercido interinamente pelo diretor de operações Thierry Bolloré. Ele e Kelly também continuam no conselho de administração da Nissan, já que suas remoções dependem da aprovação dos acionistas. 

Tópicos relacionados