Presidente brasileiro da Renault-Nissan, Carlos Ghosn é detido por fraude fiscal; ações despencam 13%

A montadora informou que seu diretor executivo, Hiroto Saikawa, proporá agora ao Conselho de Administração da Nissan que tire Ghosn e Kelly de seus cargos

Lara Rizério

Carlos Ghosn: ex-execuivo da Nissan (Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente e diretor-executivo do grupo Renault-Nissan, o franco-brasileiro de origem libanesa  Carlos Ghosn, foi detido por suspeitas de fraude fiscal, informou o jornal japonês Yomiuri. 

Nesta segunda-feira (19), as autoridades japonesas deflagraram uma operação de investigação em meio às suspeitas de que o executivo da gigante automobilística tenha subestimado seus rendimentos em declaração de impostos. 

As autoridades japonesas fizeram buscas na sede da Nissan, assim como em outros locais relacionados com a fabricante de automóveis.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A notícia surpreendeu muitos analistas, uma vez que Ghosn é muito bem avaliado mundialmente e conseguiu recuperar a Nissan da ameaça de falência. 

A montadora japonesa disse também nesta segunda-feira, em comunicado, que Ghosn usou ativos da empresa para uso pessoal e que havia investigação de possíveis práticas impróprias de Ghosn e do diretor Greg Kelly por vários meses. A Nissan ainda confirmou que  Ghosn está sob investigação depois que ele supostamente violou a lei financeira japonesa.

A montadora informou que seu diretor executivo, Hiroto Saikawa, proporá agora ao Conselho de Administração da Nissan que tire Ghosn e Kelly de seus cargos. 

Continua depois da publicidade

As ações da Nissan já haviam parado de ser negociadas nesta segunda-feira após essas informações, mas as ações da Renault – que também tem Ghosn como CEO e presidente – atingiram seu nível mais baixo em três anos e registravam baixa de 13% às 8h47 (horário de Brasília). 

De acordo com a Promotoria de Justiça de Tóquio, a remuneração de Ghosn totalizou quase 1,1 bilhão de ienes, ou cerca de US$ 9,7 milhões de dólares, no ano fiscal de 2016. Porém, para o ano fiscal de 2017, o executivo relatou um total de 730 milhões de ienes – queda de 33%.

Nascido no Brasil, descendente de libaneses e cidadão francês, iniciou sua carreira na Michelin na França e depois foi para a Renault. Ele se juntou à Nissan em 1999 depois que a Renault comprou uma participação controladora e se tornou seu presidente-executivo em 2001.

(Com Agências)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.