Livraria Saraiva decide fechar 20 lojas

Alguns pontos interrompem o funcionamento já nesta semana. De um ano pra cá, a companhia encolheu de 111 unidades para 84

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – A Saraiva, maior rede de livrarias do país, vai fechar 20 de seus 104 pontos de venda. O anúncio foi feito na última segunda-feira (29), coincidentemente, o dia do livro.

Dessas lojas, 12 são da própria bandeira da companhia e oito são pontos da rede “iTown”, uma revendedora autorizada da Apple que também era administrada pela rede.

A relação de lojas fechadas ainda não foi confirmada pela empresa, mas segundo fontes do mercado, os pontos de venda cortados são os de Londrina, Santos, Campinas, Alphaville e dos shoppings Anália Franco e West Plaza.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Livraria Cultura, concorrente da marca, também enfrenta dificuldades e, na última semana, entrou com pedido de recuperação judicial. Em nota oficial, a empresa justificou essa decisão pelo “cenário econômico nacional adverso e pela crise no mercado editorial.”

Alguns pontos da Livraria Saraiva interrompem o funcionamento já nesta semana. De um ano pra cá, a companhia encolheu de 111 unidades para 84, em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal. Essa redução pode ser creditada à expansão de negócios da Amazon no país, que aumentou a competição com as livrarias tradicionais.

O e-commerce da empresa continua em atividade, mas produtos da área de tecnologia (celulares e computadores) serão vendidos no “marketplace”, um shopping virtual que abriga produtos de diversas varejistas. Assim, a Saraiva ganha apenas um percentual dessas vendas.

Continua depois da publicidade

Em nota oficial, a rede de livrarias comenta que, “em linha com sua estratégia, as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica.” A empresa fechou o segundo trimestre do ano com dívida líquida de R$ 59 milhões, isto é, 53% acima do ano anterior.

A empresa também informou que vai se concentrar na venda de livros, pois eles representam a “essência da companhia e é hoje categoria mais vendida pela rede”, mas que continuará oferecendo produtos de papelaria, games, filmes e música.

Após divulgação do comunicado, as ações da Saraiva fecharam em queda de 5% na B3. Nesta terça-feira, estão cotadas em R$ 2,62, com queda de 1,5%

Continua depois da publicidade

Quer investir seu dinheiro e fugir da crise? Abra uma conta na XP!