Opção em meio ao caos

Gol reduzirá até 70% da sua capacidade total de operação devido ao coronavírus

Azul e Latam também já anunciaram cortes nas operações para tentar atravessar momento turbulento

(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Depois de Azul e Latam informarem reduções em suas operações, chegou a vez da Gol, que anunciou que reduzirá em até 70% sua capacidade total de operação até meados de junho, em função das restrições globais impostas por autoridades em decorrência do novo coronavírus.

A redução no mercado internacional será entre 90% e 95%, enquanto no mercado doméstico será na faixa de 50% a 60%.

A companhia aérea explicou que o impacto da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não foi grande em fevereiro e não foi preciso ajustar o nível de serviço aos clientes até então.

No entanto, os acontecimentos desses últimos dias no setor e a velocidade de proliferação fez com que houvesse um declínio “significativo” na demanda em todo os mercado de viagens aéreas no país.

A Gol informou que terá de fazer uma adequação em sua malha área – sem parar a operação para qualquer destino dentro do país.

“Esses ajustes são importantes para manter o equilíbrio do mercado, para que a Gol possa, após esse período de volatilidade, retomar sua trajetória de crescimento”, diz Richard Lark, vice-presidente financeiro no comunicado.

A empresa afirma que mantém seus planos de negócio para médio e longo prazo, mas não descarta outras ações para tentar atravessar esse momento complicado no setor.

“Vários cenários foram analisados e gatilhos específicos definidos para executar outras ações. A Gol está pronta para ajustar sua oferta de voos de maneira ágil e racional, até que os níveis de demanda de clientes voltem à normalidade. A companhia ainda possui a habilidade para implementar prontamente ajustes mais severos e necessários, sem ter que revisar os seus planos de frota ou estrutura corporativa”, diz a nota enviada pela empresa.

Azul e Latam

A Azul anunciou que suspenderá suas operações em 11 cidades onde se localizam algumas de suas bases, em função da queda na demanda gerada pela propagação do coronavírus.

Em termos de operações, a empresa informou que reduzirá sua capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março, e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes, até que a situação se normalize.

Para quem tiver dúvidas, a companhia oferece atendimento em seus canais oficiais, por meio do aplicativo da empresa ou nos números 4003 1118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (para demais regiões).

A Latam também reduzirá sua capacidade em 70%, dos quais 90% são uma redução nas operações internacionais e 40% correspondem a voos domésticos.

A empresa informou que todos os passageiros que possuem voos nacionais ou internacionais afetados, e que viajam a partir de hoje (16 de março de 2020), podem reagendar seu voo gratuitamente até 31 de dezembro de 2020.

O cliente tirar dúvidas e pedir auxílio para a empresa por meio da Central de Atendimento (0300 5705700).

Aprenda a investir na bolsa

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta na XP – é de graça. 

PUBLICIDADE