Fair Play Financeiro: Manchester City é banido da Liga dos Campeões por duas temporadas

Clube terá que pagar multa de 30 milhões de euros por fraude em balanços

Equipe InfoMoney

Etihad Stadium, o estádio do Manchester City

Publicidade

SÃO PAULO – A Uefa baniu o Manchester City por duas temporadas da Liga dos Campeões sob acusação de quebra de regras do Fair Play Financeiro da entidade. A punição foi anunciada nesta sexta-feira (14).

Além do veto, o clube britânico terá de pagar uma multa de 30 milhões de euros (R$ 140 milhões). Cabe ainda recurso junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Segundo a Uefa, a punição se deu ao fato do time apresentar maquiagem nas receitas de patrocínio entre 2012 e 2016 para justificar seu orçamento para compra de jogadores, além de diversas outras informações financeiras, incluindo equilíbrio das contas.

Continua depois da publicidade

Em novembro do ano passado, a revista alemã Der Spiegel revelou através de e-mails vazados que o City fraudou documentos ao reportar que havia recebido 59,5 milhões de libras (R$ 282,31 milhões) de sua patrocinadora, a empresa aérea Etihad, em 2015. Na verdade, o dinheiro veio do Abu Dhabi United Group, dono do clube.

A decisão passará a valer a partir da temporada 2020/21, o que significa que o Manchester ainda poderá continuar na disputa da Liga dos Campeões neste ano, na qual segue nas oitavas de final.

Em nota, o clube comandado por Josep Guardiola alega imparcialidade na decisão, porque Yves Leterme, investigador-chefe da Uefa previu publicamente a sanção que pretendia aplicar ao Manchester antes do início das investigações.

Continua depois da publicidade

“O Manchester City está desapontado, mas não surpreso, pelo anúncio de hoje pela Câmara Adjunta da UEFA. O clube sempre antecipou a grande necessidade de procurar um corpo e processo independente para considerar imparcialmente a grande quantidade de evidências para apoiar sua decisão”.

Quer viajar para assistir aos campeonatos europeus? Invista. Abra sua conta na XP Investimentos – é de graça!

Tópicos relacionados