Em meio à briga societária, Saraiva tira sócio de conselho e abre ação contra ele

A companhia entrou com representação na CVM em junho para investigar indícios de violação de deveres fiduciários, abuso de direito de acionista e outras infrações

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em reunião realizada nesta segunda-feira (25), o Conselho de Administração da Saraiva (SLED4) aprovou a retirada de Mu Hak You, do fundo GWI, do cargo de conselheiro da companhia, além da destituição de Ana Recart do conselho fiscal. Além disso, foi decidido pela contratação de advogados para abrir ações de responsabilidade sobre ambos.

A companhia entrou com representação na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em junho para investigar indícios de violação de deveres fiduciários, abuso de direito de acionista e outras infrações pelos acionistas integrantes do GWI.

Alguns dos fatos citados foram invasão à sede da Saraiva, durante o último feriado de Corpus Christi, para mexer em documentos nas salas dos diretores, convocação de uma assembleia desnecessária e realização de negócios suspeitos no mercado de capitais.

Continua depois da publicidade

No documento entregue à CVM, a Saraiva afirma que “Mu Hak You é um conhecido investidor, com histórico de atuação desastrosa do mercado de capitais brasileiro”, citando prejuízos causados à Marfrig e à corretora Socopa. O GWI Asset Management detém hoje 28,72% do capital total da Saraiva. A GWI divulgou nota na semana passada negando a invasão à sede e dizendo que não tem interesse em reduzir o valor das ações da companhia.

Com Agência Estado

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.