Novas perspectivas

Em carta aberta, Guilherme Benchimol, da XP, diz que ESG vai redesenhar o ecossistema de negócios

Benchimol destacou a importância da sigla que representa critérios ambientais, sociais e de governança. Na próxima semana, o Expert ESG debaterá o tema

SÃO PAULO – A XP Investimentos, plataforma de investimentos do grupo XP Inc., realizará na próxima semana a Expert ESG. O evento vai reunir grandes nomes para debater assuntos relativos às demandas ambiental, social e de governança, que definem o movimento ESG (EnvironmentalSocial and Governance). Também discutirá os impactos dessas três letras no mundo dos investimentos. Os painéis acontecem de 2 a 5 de março, de forma online e gratuita.

O evento reflete uma priorização crescente do ESG dentro do grupo, que também é detentor de marcas como Clear, Rico e Spiti. Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc., escreveu uma carta sobre a relevância do movimento ESG para as empresas, para o mercado financeiro, para os investimentos e até para os hábitos de vida e de consumo dos brasileiros. O texto foi divulgado na rede social LinkedIn.

“Quando olho para a próxima década, tenho certeza de uma coisa: precisaremos nos reinventar por completo. As capacidades que nos trouxeram até aqui não serão as mesmas que nos levarão a 2030”, escreve Benchimol. “O cenário global para os próximos anos será totalmente diferente do que a humanidade já vivenciou. As transformações ocorrerão numa velocidade muito mais acelerada e nos exigirão novos conhecimentos e competências.”

Veja a carta escrita por Guilherme Bechimol, fundador e CEO da XP Inc., sobre o movimento ESG:

É hora de a população brasileira mostrar seu protagonismo para o mundo! 

Em 2021, a XP completa 20 anos de história, e me dá muito orgulho ver o quão longe fomos em nossa jornada de transformação que construímos no mercado financeiro brasileiro. No entanto, quando olho para a próxima década, tenho certeza de uma coisa: precisaremos nos reinventar por completo. As capacidades que nos trouxeram até aqui não serão as mesmas que nos levarão a 2030.

O cenário global para os próximos anos será totalmente diferente do que a humanidade já vivenciou. As transformações ocorrerão numa velocidade muito mais acelerada e nos exigirão novos conhecimentos e competências.

É nesse contexto que fica explícita a relevância do tema ESG, sigla que poucos ainda entendem a fundo, mas que acredito que vai redesenhar todo o ecossistema de negócios.

E – Environmental (meio ambiente): o que antes parecia distante e abstrato é hoje uma realidade que impacta empresas e decisões de investimento. Para que alcancemos as metas estipuladas para reduzir o aquecimento global até 2030, precisaremos de uma transição massiva e urgente para um modelo econômico de baixo carbono. Se não o fizermos, as mudanças climáticas trarão efeitos irreversíveis na forma como vivemos.

PUBLICIDADE

S – Social: estamos em uma realidade de tecnologias exponenciais e precisamos garantir acesso e oportunidades para milhões de pessoas. Sem isso, corremos o risco de aumentar ainda mais a desigualdade e de ficarmos isolados enquanto sociedade. Precisamos deixar todos à vontade para serem quem realmente são, para que potencializem sua capacidade de transformação.

G – Governance (governança): em que tipo de sociedade queremos viver? Como garantimos transparência e alinhamento de interesses? A forma como as empresas tomam decisões e agem no dia a dia de seus negócios demonstram alinhamento e preocupação com o futuro? Todos seremos cobrados por sermos justos e éticos, e não existirá mais tolerância com quem não seguir esses princípios.

Eu sei que pode parecer loucura um empreendedor falar sobre resolver esses desafios, mas isso é parte da ressignificação que o setor privado precisará viver para prosperar daqui para frente.

As empresas do passado eram valorizadas apenas pela capacidade de gerar lucro, mas isso acabou. Apenas aqueles que assumirem responsabilidade pelo que está ao redor e buscarem entregar valor a todos que fazem parte de seu ecossistema (clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades) estarão aptos a competir de verdade e a entregar resultados consistentes em longo prazo de forma responsável.

Felizmente, quem não enxergar essa nova realidade terá sérias dificuldades com as novas gerações de clientes, cada vez mais exigentes em relação a esses temas.

Não será suficiente entregar aos consumidores apenas uma experiência incrível e preços competitivos se não houver também forte compromisso em deixar o mundo melhor.

Em nosso caso, isso é ainda mais relevante. O mercado financeiro tem papel fundamental pelo fato de direcionar e alocar capital. Por isso, nós, como a maior plataforma de investimentos do país, nos comprometemos a ajudar a impulsionar esse tema no Brasil.

Os investimentos que consideram os fatores ESG (Ambiental, Social e de Governança) e os investimentos orientados para impacto vieram para ficar e são a possibilidade de o investidor alinhar rentabilidade com fazer a diferença.

PUBLICIDADE

Uma das formas que encontramos de chamar atenção para esse tema tão urgente é com a realização do maior evento dedicado ao tema ESG do Brasil, que será realizado entre os dias 2 e 5 de março, 100% digital e gratuito. Para se inscrever, clique aqui.

As possibilidades são infinitas para quem enxergar que todos esses problemas e mudanças necessárias são oportunidades de gerar valor para todos.

É importante refletirmos que o papel de protagonismo não cabe apenas às empresas e ao mercado financeiro. Cada um de nós, por meio de nossas escolhas de vida, consumo e investimentos, pode sinalizar que futuro queremos construir.

Por meio do exemplo diário, todos precisamos ser responsáveis e protagonistas do Brasil e do mundo que queremos construir. Afinal, é a visão de longo prazo e a consistência que transformam sonhos impossíveis em realidade.

Seu papel nessa jornada é muito maior do que você imagina! #invistanatransformação

Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.