Começa hoje

Expert ESG: evento online e gratuito da XP terá palestras com Yuval Harari, Jean Case e Luiza Trajano

Evento, que acontece de 2 a 5 de março, também premiará Mulheres que Transformam. Saiba como participar

arrow_forwardMais sobre
Energy innovation light bulb graphic interface.
(Getty Images)

SÃO PAULO – A XP Investimentos, plataforma de investimentos do grupo XP Inc., vai realizar a Expert ESG de 2 a 5 de março. O evento gratuito e online vai trazer grandes nomes para debater assuntos relativos às demandas ambiental, social e de governança, que definem a sigla ESG (Environmental, Social and Governance). Também discutirá quais as consequências dessas três letras para o mundo dos investimentos.

A lista de palestrantes tem de escritores a CEOs. O evento contará com nomes como Yuval Harari, historiador e autor do best-seller Sapiens – Uma Breve História da Humanidade; John Elkington, especialista em sustentabilidade e conhecido mundialmente como “o pai da sustentabilidade”; Fiona Reynolds, CEO do Principles for Responsible Investment/PRI; Jean Case, diretor da National Geographic Society; Luiz Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, e Rachel Maia, fundadora da RM Consulting e presidente do Conselho Consultivo da Unicef.

A programação e a lista de convidados completa, além da inscrição gratuita, estão no site oficial da Expert ESG.

Um evento diferente por dia

Cada um dos três primeiros dias de evento será reservado a uma letra da sigla ESG. Já o último dia será focado em investimentos relacionados às demandas ambiental, social e de governança.

Durante o primeiro dia, a pauta será sobre Meio Ambiente (Environment). Para tratar da pauta ambiental, a Expert ESG conta com a participação do historiador e escritor israelense Yuval Harari. O autor irá liderar o painel “Lições para o Mundo Pós-Coronavírus”. Ao longo do primeiro dia, também serão discutidos temas como mudanças climáticas e a urgência do tema para a sociedade; como alinhar sustentabilidade e empreendedorismo; e importância e potencial da Amazônia.

Já durante o segundo dia, a pauta da discussão será sobre Impacto Social (Social). Para aprofundar a discussão sobre a importância da diversidade e inclusão para negócios, o nome de destaque será Jean Case, chairman da National Geographic Society.

Ainda durante o segundo dia de evento, haverá discussões sobre o papel das empresas na criação de soluções para desafios socioambientais; as perspectivas futuras para a cultura de doação no Brasil; a participação da mulher no mercado de trabalho; e o empreendedorismo feminino. Na mesa “A Força da Liderança Feminina”, o evento conta com alguns dos nomes mais importantes do Brasil quando o assunto é liderança e mulher. Tania Cosentino, CEO da Microsoft Brasil; Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza; e Rachel Maia são os nomes convidados para o debate.

No dia 3 de março, à noite, serão conhecidas as vencedoras da primeira edição do prêmio Mulheres que Transformam. Haverá premiadas em oito categorias: autora do ano, empreendedora do ano, empreendedora social, empreendedora cultural, economista do ano, educadora do ano, profissional tech do ano e profissional de destaque em finanças.

Já o terceiro dia fecha a sigla, ao tratar de Governança (Governance). O evento abordará assuntos relacionados à cultura corporativa atual e suas conexões com um capitalismo consciente. Ou seja, de que forma negócios e lideranças corporativas devem integrar sustentabilidade à governança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o último dia de evento, a Expert irá conectar os três temas centrais da sigla ESG – responderá como os assuntos pautados nos dias anteriores podem ser traduzidos no universo dos investimentos. Entre assuntos a serem debatidos, estão a própria origem do termo ESG, a evolução dos últimos anos e as perspectivas para o futuro.

“[ESG] São 3 letras que trazem protagonismo para as empresas e para as pessoas. Por essência, essa é uma jornada que deve ser construída de forma colaborativa e plural. Gerar debate no mercado e entre stakeholders sobre a responsabilidade e o potencial de cada um como agente da mudança é essencial. O caminho pode não ser novo, mas ainda há muito a ser percorrido”, afirma Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc.

Já pensou em ser um broker? Esta série gratuita do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.