Contax e Dedic anunciam integração, com entrada da Portugal Telecom

Operação prevê incorporação de ações e aumento de capital, resultando na entrada da portuguesa no bloco de controle

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A CTX Participações, em conjunto com a controlada Contax Participações (CTAX3, CTAX4), anunciou nesta quarta-feira (26) a proposta de integração de atividades com a portuguesa Dedic, refletindo a entrada de sua controladora – Portugal Telecom – no bloco de controle da Oi, cuja parcela de acionistas detém o controle da CTX.

“(…) tendo em vista atuarem no mesmo ramo de negócio, existindo complementaridade entre suas atividades, bases de clientes e serviços ofertados, resolveram propor aos seus acionistas, sujeito a determinadas condições, a integração de suas atividades com o fim de fortalecer suas posições de mercado”, anunciou a Contax.

A operação se dará pela incorporação das ações da Dedic pela Contax, seguido pelo aumento de capital da Contax, cujas ações serão repassadas aos atuais acionistas da empresa portuguesa. Os valores serão definidos com base no valor patrimonial contábil das ações da Dedic, conforme laudo de avaliação a ser elaborado.

Continua depois da publicidade

Incorporação de ações
As administrações da Contax e da Dedic indicaram uma relação de troca entre 0,0362 e 0,0418 ação ordinária, bem como 0,0363 e 0,0418 ação preferencial de emissão da primeira para cada papel de emissão da segunda, segundo faixa indicativa elaborada por um estudo da BTG Pactual.

“Esta relação de troca será ajustada em razão de eventual declaração de dividendos, bem como em razão da assunção de dívidas pelas companhias”, informou o comunicado emitido pela empresa brasileira.

Portugal Telecom
Deste modo, a Andrade Gutierrez e a La Fonte adquirirão parte da participação detida pela Previ, Petros e Funcef na CTX, sendo que a Portugal Telecom será a responsável pela aquisição do restante da participação destes grupos na CTX, além da totalidade da participação do BNDESPar.

Continua depois da publicidade

CTX compra ações da Contax
Posteriormente, a CTX comprará parte das ações ordinárias e preferenciais da Contax recebidas pela Portugal Telecom, operação decorrente da incorporação de ações da Dedic.

Aumento de capital
Por fim, a Portugal Telecom, a Andrade Gutierrez Telecom, a La Fonte e a FASS (Fundação Atlântico de Seguridade Social) se comprometeram a aprovar o aumento de capital da CTX, a ser subscrito pela Portugal Telecom e pela FASS.

Deste modo, ao final da operação a Portugal Telecom deterá uma participação direta de 19,90% do capital social da CTX e 19,52% em participação direta e indireta do capital social da Contax, sendo que a FASS será responsável por 10,18% do capital social da CTX e por 3,48% da Contax. Andrade Gutierrez Telecom e a La Fonte passarão a deter 24,12% e 34,96% repectivamente no capital social da CTX