de agosto a outubro

Confiança da construção recua 4,3% em outubro

Apesar do resultado trimestral negativo, o índice apresentou evolução mensal positiva após registrar -4,6% em setembro

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A confiança da construção recuou 4,3% no trimestre terminado em outubro, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As informações são do ICST (Índice de Confiança da Construção), divulgado nesta segunda-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Apesar do resultado trimestral negativo, o índice apresentou evolução mensal positiva após registrar -4,6% em setembro. Na comparação com outubro de 2012, a variação ficou em -2,9%, ante -4,6% em setembro. “O resultado geral da pesquisa reflete as expectativas de melhora do ambiente de negócios no setor ao longo do quarto trimestre de 2013”, informou a fundação.

Ainda de acordo com a FGV, a diminuição da distância em relação ao ano passado foi determinada pela melhora do IE-CST (Índice de Expectativas), que passou de -5%, em 2012, para 1,9%, em outubro. No caso do ISA-CST (Índice da Situação Atual) houve piora na comparação anual, passando de -4,1% para -7,9%, no décimo mês de 2013.

Aprenda a investir na bolsa

Por segmento
Dos onze segmentos pesquisados, sete apresentaram melhora, na comparação trimestral interanual. O destaque ficou com Obras de Montagem, cuja variação do índice de confiança passou de -13,5%, em setembro, para -9,5%, em outubro, e obras para Telecomunicações, que passou de 1,8% para 5,3%. Preparação de Terrenos também apresentou melhora importante ao registrar queda de 1,7%, contra variação de -4,9% em setembro na mesma comparação.