UFC da publicidade: 4 brigas épicas entre marcas na mídia

O Habib's não foi o único e nem o primeiro a atacar concorrentes diretamente em seus comerciais; confira

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Habib’s lançou nesta semana uma propaganda em vídeo em que ataca, sem escrúpulos, seus maiores concorrentes – McDonald’s e Burger King. Na peça, um homem vestido de Ronald McDonald e outro vestido de rei perdem uma batalha de preços para um terceiro, caracterizado de gênio da lâmpada.

A peça é divertida, mas o Habib’s não foi a primeira empresa a usar do ataque direto aos concorrentes para exaltar seus serviços e produtos. Em semana de UFC 200, que acontece neste sábado, confira alguns casos na lista abaixo:

1. McDonald’s vs. Burger King

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No ano passado, o Burger King tentou, em vão, uma aproximação com o McDonald’s ao propor a criação do lanche McWhooper. Mas as redes de fast food atacadas pelo Habib’s também entraram no ringue publicitário pouco tempo atrás, em fevereiro.

Na França, o McDonald’s instalou um outdoor em que informava a distância do drive-thru de Burger King mais próximo – tudo para exaltar, em vídeo, a superioridade da sua própria rede de restaurantes nesse sentido.

Como resposta, o BK criou outra peça, na qual mostrava a “continuação” da propaganda inicial. Nela, os mesmos personagens iam mais longe só para conseguir o que realmente queriam: comer no Burger King.

Continua depois da publicidade

2. Nova Schin vs. Brahma

Em setembro de 2003, a Schin lançou o rótulo Nova Schin através de uma propaganda com diversos nomes conhecidos – entre eles, o sambista Zeca Pagodinho. Pouco tempo depois, porém, o cantor trocou de marca e se tornou garoto-propaganda da Brahma, cantando sobre amor de verão: “fui provar outro sabor, eu sei, mas não largo meu amor, voltei”.

Como resposta, a Nova Schin lançou uma nova peça, repleta de cutucadas. Nela, um personagem chamado Zequinha era convencido a trocar de cerveja “por R$ 3 milhões”.

O caso foi parar na justiça. A agência Africa, da Brahma, teve de pagar indenização pela contratação de Zeca Pagodinho.

3. Audi vs. BMW

A batalha entre as duas montadoras em Santa Mônica, Califórnia, ficou conhecida como “guerra dos outdoors”.

Começou com a instalação de um outdoor da Audi que dizia “sua vez, BMW”, como se houvesse uma partida de xadrez em curso. A peça mostrava o então lançamento Audi A4.

Pouco tempo depois, a BMW respondeu com outro outdoor, muito maior, com a imagem de uma BMW M3 Coupe e um convite à concessionária da montadora.

Audi x BMW

4. Pepsi vs. Coca-Cola

Com rivalidade recorrente, as duas marcas de refrigerante de Cola já se atacaram em diversas ocasiões – o “pode ser Pepsi” é apenas um dos exemplos mais veiculados no Brasil.

No vídeo abaixo, uma compilação de alguns deles, partindo da Pepsi; depois uma peça de resposta da Coca-Cola:

Coca-cola vs. Pepsi

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney