Negócios

Como entrar no mundo do marketing digital?

Quer saber como entrar no mundo do marketing digital? Confira todas as dicas para começar a atuar com boas estratégias e alcançar seus resultados.

Por  Dener Lippert

Para qualquer tipo de negócio, contar com estratégias digitais é algo essencial para alcançar os clientes que estão na rede e ter bons retornos em vendas. Não é à toa que o marketing digital é utilizado por tantas empresas.

O ambiente online é um meio de conexão com o público, seja no momento de divulgar um produto até a finalização de uma compra. Em 2021, segundo o eMarketer, o Brasil foi um dos maiores mercados de varejo eletrônico na América Latina.

Inclusive, no primeiro ano de pandemia, o e-commerce no país teve um crescimento de 68%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Ou seja, estar no ambiente digital é uma necessidade para quem quer vender.

Sendo assim, se você quer saber como começar a utilizar o marketing digital a seu favor, separamos dicas importantes a seguir.

Estude sobre o assunto e técnicas

O primeiro passo para quem quer entrar no mundo do marketing digital, é buscar conhecer mais sobre o assunto e as técnicas envolvidas.

Isso porque, o marketing digital é uma área bem ampla e você precisa conhecer suas opções antes de tomar qualquer decisão.

Para se ter ideia, sua empresa tem a opção de trabalhar com o tráfego pago, criando anúncios para divulgar produtos. Assim, esses anúncios podem ser veiculados em páginas de pesquisa do Google, em banners de sites e espaços no Facebook e Instagram.

Ou mesmo o marketing de conteúdo, oferecendo uma série de informações úteis para conquistar seu público e ter mais credibilidade. Logo, ao buscar uma informação na internet, a pessoa pode encontrar o seu post e acabar conhecendo o seu negócio.

Há também o SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca. Ele consiste em uma série de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados em buscadores.

Quanto melhor posicionada sua página estiver, maiores são as chances do seu público lhe encontrar e isso se converter em vendas.

E claro, a presença nas redes sociais precisa ser bem pensada, com bons conteúdos. Nesses espaços, você também pode alcançar pessoas que podem se interessar pelo seu produto, seja por meio de vendas nessas plataformas ou redirecionamento para seu site.

Enfim, são muitas possibilidades e é ideal que você entenda mais sobre elas para começar a entender como atuar.

Você pode aproveitar os vários tipos de conteúdos que existem em blogs e canais. Ou mesmo cursos mais completos focados em áreas específicas, como Inbound Marketing, gestão das mídias sociais, curso de cientista do marketing e outros.

Defina os seus objetivos

Além de conhecer mais sobre o marketing digital e todas as possibilidades que ele oferece, você precisa definir seus objetivos. Afinal de contas, ao saber o que você quer alcançar, fica ainda mais fácil determinar o caminho para chegar até lá.

Nesse sentido, vale a pena entender melhor quais os resultados você pretende conseguir por meio das estratégias de marketing. Quer melhorar o posicionamento da sua marca? Gerar mais leads para o seu site? Aumentar as vendas e conquistar novos clientes?

Cada um desses objetivos vai demandar uma estratégia diferente e você precisará se organizar. Por isso, tenha tudo definido de forma clara para escolher de como atuar, quais ferramentas utilizar e entender quais resultados você está buscando.

Conheça seu público

Na hora de entrar no mundo do marketing digital, não podemos esquecer que o público-alvo é um fator importante. Todas as atividades e estratégias precisam levar em consideração com quem você quer se comunicar.

Dessa forma, seja na produção de conteúdo ou na criação de um anúncio, você deve entender como atrair o seu público.

Assim, você pode usar uma linguagem adequada, ou pode fazer uma divulgação segmentada, considerando a localização, idade, preferências das pessoas.

Por isso, você pode fazer pesquisas de mercado, entrevistas e utilizar questionários e formulários online. Inclusive, a coleta pode ser por meio de e-mail, enquetes em redes sociais e outros.

Reunir dados nesse momento é essencial e você pode obter informações demográficas e comportamentais.

Planeje sua presença digital

Outra dica importante para quem quer trabalhar com o marketing digital e conseguir bons resultados, consiste no planejamento da presença digital. Uma página de vendas, blog e redes sociais precisam ser atualizados e bem administrados.

Não adianta nada ter uma conta no Instagram, por exemplo, se ela não possui bons conteúdos, com frequência e de forma organizada. A presença digital precisa ser bem definida para que as estratégias adotadas tragam resultados.

Assim, foque em ter perfis ativos nas redes sociais e com bons conteúdos, se for utilizar um blog, ele também precisa de uma frequência de postagens. Ao mesmo tempo, anúncios precisam ser programados.

Por exemplo, no Instagram e Facebook, a frequência ideal de postagens pode variar entre duas a três vezes por dia. No caso de um blog, sua empresa pode mantê-lo atualizado diariamente ou semanalmente.

Ou seja, como é importante ter tudo organizado, você pode trabalhar com um calendário. Defina as datas certas para cada estratégia, os tipos de conteúdos, formatos e periodicidade de cada publicação.

Conhecido como linha editorial, essa é uma forma de organização dos conteúdos que devem ser produzidos para as estratégias de marketing.

Confira sempre os resultados

Um detalhe essencial para quem quer entrar no mundo do marketing digital, é que não adianta apenas focar nas estratégias, sem conferir os resultados. Conferir os dados de cada ação ajuda a entender o que está funcionando ou não.

Dessa forma, você pode monitorar o seu site e verificar como está o tráfego, entender se os anúncios estão funcionando e de onde seu público está vindo. Assim como verificar quais publicações nas redes sociais geram mais engajamento.

Mas claro, não se esqueça de considerar o Retorno Sobre Investimento (ROI). Com ele, você pode entender melhor se o dinheiro que está sendo investido em ações está trazendo lucros para seu negócio.

Busque a ajuda de profissionais

Depois de todas essas dicas, você já conhece os passos para entrar no mundo do marketing digital. Mas tenha em mente que a ajuda de um profissional pode ser muito útil e capaz de facilitar sua vida.

Nesse caso, você pode contar com uma assessoria de marketing para entender melhor quais estratégias utilizar.

Ainda, terá o acompanhamento de pessoas com experiência, focadas em resultados. Por isso, cada atividade tende a ser ainda mais assertiva, capaz de oferecer o retorno que você deseja.

Conclusão

O marketing digital oferece muitas opções para quem quer ter uma boa presença online e conseguir bons resultados para um negócio. E para entrar nesse mundo e começar a explorar suas opções é preciso se preparar.

Por isso, é essencial pesquisar sobre o assunto e conhecer mais sobre suas técnicas. Além de fazer um bom planejamento das ações, de acordo com os objetivos e o público-alvo que deseja alcançar.

E claro, com ações organizadas, é preciso conferir também os resultados para saber o que está dando certo e o que demanda mudanças.

Compartilhe