Sondagem aponta e expectativa positiva para os próximos meses e tendência de aumento de investimentos

Carga tributária voltou ao topo da lista de preocupações para os executivos

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Levantamento da indústria de construção civil apontou que o setor está mais confiante. Os dados fazem parte da Sondagem da Indústria da Construção, que ouve empresários mensalmente e divulga resultados a cada trimestre. Ela é promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC). A análise do terceiro trimestre apontou que os executivos estão mais confiantes quanto aos seus negócios nos últimos meses de 2017 e nos primeiros de 2018. De acordo com a Sondagem, há dois sinais fortes de recuperação: o primeiro é a perspectiva de maior atividade no setor; o segundo é a manutenção do número de novos empreendimentos e serviços, de compras de insumos e matérias primas e também de empregados.

As expectativas contrastam com o período avaliado. Segundo os dados, houve no período queda de atividade e de emprego, ainda que tenha sido registrado em menor ritmo do que em 2016. Mas ocorreram menos dificuldades no acesso ao crédito e índices menores de insatisfação quanto à margem de lucro e à situação financeira. Também foi registrado um aumento da intenção de investimentos. O principal obstáculo apontado foi a alta carga tributária, que voltou ao topo da lista de problemas depois de seis trimestres. Em seguida, vem a demanda interna insuficiente – que vinha em primeiro lugar há cinco trimestres e baixou para segundo.

*Esta reportagem foi originalmente publicada na edição da revista Líderes do Brasil em 12/12/2017.