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SÃO PAULO – A Cabify, plataforma de mobilidade urbana, anunciou que vai encerrar suas operações no Brasil em 14 de junho.
A empresa não justificou o motivo da saída do país, embora haja rumores de que a pandemia e a crise econômica tenha dificultado a continuidade da operação.
No Brasil, o app está presente nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo.
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Em nota enviada à imprensa, a empresa explicou que o agravamento da crise econômica não possibilitou a rentabilidade do negócio e a continuidade da operação no país. “O mercado brasileiro foi muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise socioeconômica local causada pela Covid-19. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil”, disse a empresa.
Em sua conta no Twitter, a empresa espanhola confirmou a decisão e explicou que segue operando em outros países da América Latina e Europa.
De acordo com o seu site, a empresa segue operando em oito países a partir da data mencionada: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.
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“Todas as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia e, em média, a demanda global de viagens da Cabify se recuperou em 75% até o final de 2020. Além disso, em alguns mercados, 100% da demanda foi reativada durante os primeiros meses de 2021”, explicou a empresa.
O Cabify, que chegou ao Brasil em 2016, faz parte da também espanhola Maxi Mobility, e no Brasil, adquiriu a plataforma Easy Taxi em 2017.
A empresa informou que todos os motoristas parceiros, passageiros e empresas que utilizam seus serviços no país foram devidamente informados.
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Depois de tantos anos nos movendo, no próximo dia 14 de junho deixaremos de operar no Brasil. Obrigado por tudo, e mesmo que não os levamos mais de Cabify, os levaremos para sempre no 💜. Nos vemos nos países onde ainda operamos o serviço. pic.twitter.com/tKH6WNALgP
— Cabify Brasil (@cabifybrasil) April 23, 2021
Em fevereiro de 2020, a empresa anunciou que se tornou a primeira empresa de mobilidade urbana como serviço a reverter prejuízo e fechar um trimestre no azul.
Segundo comunicado à imprensa, foi a primeira vez que a companhia apresentou Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) trimestral consolidado positivo, de US$ 3 milhões.
A receita líquida em 2019, após despesas com fornecedores de frotas de veículos e outros operadores como taxistas, ficou em US$ 104 milhões, 11% acima de 2018.
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“Na contramão do setor, estamos focando nos segmentos de negócio e de mercado com mais valor de margem. Nosso desafio em 2020 é reforçar essa estratégia de sustentabilidade financeira”, afirmou Juan Ignacio García, CFO da empresa, na época.
Ao todo, a empresa tem mais de 33 milhões de usuários registrados no mundo, mais de 400 mil motoristas parceiros e 65 mil empresas como clientes registradas em sua divisão de mobilidade corporativa.
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