Trump: Israel aceitou ‘linha de retirada’ e espera resposta do Hamas para cessar-fogo

Assim que o grupo confirmar o acordo, o cessar-fogo entrará em vigor “imediatamente”

Felipe Moreira

Presidente dos EUA, Donald Trump. (Foto: Neil Hall/EPA/Bloomberg)
Presidente dos EUA, Donald Trump. (Foto: Neil Hall/EPA/Bloomberg)

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (4), em publicação na rede social Truth Social, que Israel concordou com a “linha inicial” de retirada, já compartilhada com o Hamas.

Segundo Trump, assim que o grupo confirmar o acordo, o cessar-fogo entrará em vigor “imediatamente”, e terá início a troca de reféns e prisioneiros, abrindo caminho para a próxima fase de retirada.

Mais cedo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou esperar anunciar a libertação completa dos reféns israelenses mantidos pelo Hamas nos próximos dias, após o grupo militar palestino aceitar as condições de um plano de paz proposto pelo governo dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

“Ainda não é definitivo, estamos trabalhando nisso vigorosamente e espero que nos próximos dias eu possa anunciar a vocês o retorno de todos os nossos reféns, vivos e mortos, de uma só vez, enquanto as Forças Armadas de Israel permanecem no interior da Faixa de Gaza e nas áreas que controlam”, afirmou o líder de Israel.

Segundo Netanyahu, o anúncio da libertação dos reféns pode ser feito na próxima semana, durante o feriado judaico de Sicot, que ocorre entre os dias 6 e 13 de outubro.

*Em atualização