Tirar Maduro do poder está no cardápio de Donald Trump, diz Axios

O portal americano Axios conversou com fontes ligadas ao governo, que ressaltaram que o ditador venezuelano deveria estar com medo

Maria Luiza Dourado

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
28/07/2025
REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro 28/07/2025 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Publicidade

Apesar da presença militar americana próxima à costa da Venezuela, ainda não está claro qual será o próximo movimento do presidente Donald Trump em relação ao país sul-americano. Contudo, segundo fontes próximas ao governo norte-americano consultadas pelo portal americano Axios, embora não haja uma decisão definitiva, a remoção de Maduro do poder está “no menu” – ele deveria estar morrendo de medo.

Com sete navios de guerra, incluindo destróieres e submarinos, e cerca de 4.500 militares posicionados na região, os EUA alegam oficialmente que sua missão marítima próxima à Venezuela é de combate ao tráfico de drogas. No entanto, a ambiguidade da operação sugere que uma mudança de regime pode estar no horizonte.

Leia mais: Trump x Maduro: Os EUA estão se preparando para invadir a Venezuela?

Continua depois da publicidade

Uma das fontes consultadas pelo Axios disse que o presidente pediu um cardápio de opções sobre como agir em relação à Venezuela e que Maduro deveria estar com muito medo.

Ainda segundo o Axios, embora uma invasão direta seja vista como improvável por muitos dentro do governo, operações agressivas contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas são consideradas certas, e ataques aéreos em áreas estratégicas não estão descartados.

Já Nicolas Maduro rejeita as acusações e acusa os EUA de planejar um ataque ilegal e mudança de regime. Inclusive, convocou a população venezuelana a se preparar para resistir a uma possível invasão, de acordo com o Axios.

Enquanto isso, aliados regionais negam as acusações contra Maduro e apontam interesses econômicos dos EUA, especialmente relacionados ao petróleo venezuelano.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.