Pesquisa do NYT mostra Kamala e Trump empatados com 48% do voto nacional

Embora esta última pesquisa ofereça um vislumbre do sentimento nacional, a eleição presidencial será decidida nos sete estados decisivos onde Harris e Trump dedicam a maior parte de seu tempo e recursos

Equipe InfoMoney

Kamala Harris e  Donald Trump durante debate - 
10/09/2024
(Foto: Brian Snyder/Reuters)
Kamala Harris e Donald Trump durante debate - 10/09/2024 (Foto: Brian Snyder/Reuters)

Publicidade

A vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump estão rigorosamente empatados no voto popular, segundo a última pesquisa nacional final feita pelo The New York Times com o Siena College. O levantamento mostra que ambos têm 48% das preferências, um cenário que corrobora outras pesquisas que apontaram o republicano reduzindo a diferença com a democrata nas últimas semanas.

Na última pesquisa, realizada no início de outubro, Kamala Harris tinha uma ligeira vantagem sobre Trump, de 49% a 46%. A mudança está dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais.

Segundo NYT, esse resultado não é encorajador para Harris. Nas últimas eleições, os democratas tiveram uma vantagem no voto popular, mesmo quando perderam no Colégio Eleitoral. Era esperado que a vice-presidente já tivesse construído uma forte liderança nacional como um sinal de que ela se sairia bem em estados decisivos.

Continua depois da publicidade

Embora esta última pesquisa ofereça um vislumbre do sentimento nacional, a eleição presidencial será decidida nos sete estados decisivos onde Harris e Trump dedicaram a maior parte de seu tempo e recursos.

A maioria das pesquisas nesses estados – Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia, Wisconsin – sugere que a disputa está igualmente acirrada.

Esperanças

Há vislumbres de esperança nesta pesquisa nacional para ambos os candidatos quando são abordados os temas mais importantes para os eleitores.

Continua depois da publicidade

Para Trump, é a imigração: 15% dos entrevistados nomearam a imigração como sua principal questão, acima dos 12% do levantamento anterior. Por uma margem de 11 pontos, os eleitores pesquisado disseram que confiavam mais em Trump do que em Harris para lidar com a imigração.

Mas a pesquisa incluiu alguns sinais positivos para Harris também. Ela reduziu a diferença com Trump na economia, que continua sendo a principal questão para os eleitores. Trump tinha uma vantagem de 13 pontos sobre Harris sobre qual candidato poderia administrar melhor a economia na pesquisa anterior. Isso encolheu para 6 pontos percentuais agora.

Harris também tem uma vantagem de 16 pontos sobre Trump sobre qual candidato faria um trabalho melhor na proteção do acesso ao aborto, um tema central de sua campanha, enquanto ela busca construir apoio entre as eleitoras do sexo feminino.

Continua depois da publicidade

A diferença de gênero é gritante, segundo o jornal. Harris lidera Trump entre as mulheres por 54% a 42%, enquanto Trump supera Harris entre os homens, 55% a 41%.

A pesquisa descobriu também que os eleitores estão tão divididos sobre as corridas para o Congresso quanto na corrida presidencial: 48% disseram que planejavam votar em um republicano para o Congresso em seu distrito, enquanto 48% disseram que apoiariam um democrata.

Os entrevistadores conversaram com 2.516 eleitores por telefone em todo o país entre os dias 20 e 23 de outubro.