Musk vai à China para viabilizar operação de carro autônomo da Tesla no país

Montadora poderá usar dados de navegação da Baidu na China em sua tecnologia de direção autônoma

Maria Luiza Dourado

Elon Musk se encontra com Li Qiang, o primeiro-ministro da China (Reprodução/X/@elonmusk)

Publicidade

O CEO da Tesla, Elon Musk, se reuniu com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, em Pequim, neste domingo (28), para discutir, entre outros temas, o lançamento de carros com tecnologia de direção autônoma no país.

Segundo a Bloomberg News, a visita de Musk rendeu um acordo que permite à Tesla usar dados de navegação da Baidu, a plataforma mais usada na China, para alimentar o funcionamento da tecnologia de direção autônoma – um passo estratégico no maior mercado consumidor de automóveis do mundo.

Segundo a mídia estatal chinesa CCTV, Li Qiang afirmou que o crescimento da Tesla no país é um exemplo bem-sucedido de cooperação econômica e comercial entre os Estados Unidos e a China. O premiê chinês diz esperar que os dois países tenham mais operações “ganha-ganha”.

Continua depois da publicidade

A Tesla tem uma importante base de produção em Xangai, tanto para vendas internas à China como para exportações para a Europa e outras regiões.

Concorrência no setor de carros elétricos

Porém, montadoras chinesas lançaram uma série de carros elétricos nos últimos anos, acirrando a concorrência no setor e obrigando a Tesla a jogar seus preços para baixo.

A AP informa que a montadora de Elon Musk cortou os preços na China há uma semana, baixando o Modelo 3 para 231.900 yuans (US$ 32.700) e o Modelo Y para 249.900 yuans (US$ 35.200), após reduções semelhantes nos EUA.

Continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, União Europeia iniciou uma investigação sobre os subsídios chineses para a indústria de veículos elétricos, que poderiam gerar a implantação de tarifas sobre veículos elétricos fabricados na China, incluindo os carros da Tesla.

Os subsídios à energia verde ajudaram a transformar o mercado automóvel chinês. A venda de veículos elétricos correspondeu a um quarto das vendas de automóveis novos no ano passado no país.

Fabricantes como Volkswagen e Nissan lutam para desenvolver novos modelos de veículos eléctricos a fim de manter ou recuperar participação de mercado na China.

Continua depois da publicidade

(Com informações da Associated Press)

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.