Justiça dos EUA contraria Trump e volta a permitir que Harvard aceite estrangeiros

Medida judicial é a segunda derrota da administração Trump em menos de 24 horas, após um tribunal barrar, na véspera, as chamadas "tarifas recíprocas"

Paulo Barros

Publicidade

Um juiz federal dos Estados Unidos bloqueou nesta quinta-feira (29) a tentativa do governo Trump de impedir a matrícula de estudantes internacionais na Universidade Harvard.

A juíza Allison D. Burroughs determinou que uma ordem de restrição temporária, concedida anteriormente, permaneça em vigor até que seja emitida uma nova decisão. A medida atende a um pedido da universidade, que alegou risco de prejuízos irreparáveis caso a restrição fosse mantida.

Segundo documentos apresentados ao tribunal, a diretora de serviços de imigração da instituição, Maureen Martin, relatou que estudantes estrangeiros já enfrentam negações e revogações de visto, além de pedidos de transferência ou adiamento de matrícula.

Continua depois da publicidade

Ela acrescentou que o impacto não se limita a alunos internacionais: “Pelo menos três estudantes domésticos atualmente matriculados expressaram interesse sério em se transferir, em vez de frequentar uma instituição sem alunos estrangeiros”, escreveu Martin.

A decisão marca a segunda derrota judicial da administração Trump em menos de 24 horas. Na noite de quarta-feira (28), um tribunal também reverteu a medida que impôs, em abril, as chamadas “tarifas recíprocas”.

(com New York Times)

Tópicos relacionados

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)