Irã diz à ONU que EUA são culpados por protestos violentos

Embaixador acusou os EUA de violar os princípios fundamentais do direito internacional e ameaçar as bases da paz e da segurança internacionais

Reuters

Manifestantes se reúnem em meio a protestos anti-governo em evolução em Teerã, Irã, nesta captura de tela obtida de um vídeo nas redes sociais divulgado em 9 de janeiro de 2026. Redes sociais/via REUTERS
Manifestantes se reúnem em meio a protestos anti-governo em evolução em Teerã, Irã, nesta captura de tela obtida de um vídeo nas redes sociais divulgado em 9 de janeiro de 2026. Redes sociais/via REUTERS

Publicidade

Os Estados Unidos são os culpados pela “transformação de protestos pacíficos em atos violentos e subversivos e vandalismo generalizado” no Irã, disse o embaixador iraniano na ONU ao Conselho de Segurança da organização nesta sexta-feira.

O Irã condena “a conduta contínua, ilegal e irresponsável dos Estados Unidos da América, em coordenação com o regime israelense, ao interferir nos assuntos internos do Irã por meio de ameaças, incitação e incentivo deliberado à instabilidade e à violência”, escreveu o embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, em uma carta vista pela Reuters.

Ele acusou os EUA de “práticas desestabilizadoras” que minam a fundação da Carta da ONU, violam os princípios fundamentais do direito internacional e ameaçam as bases da paz e da segurança internacionais.